A produção de carne bovina no Reino Unido e em outros países da União Européia (UE) deverá cair significativamente sob as atuais propostas políticas feitas pela Comissão Européia.
De acordo com as últimas análises feitas por economistas da Comissão de Carnes e Animais Domésticos (Meat and Livestock Comission – MLC), nos 15 países membros da UE a produção de carne bovina deverá declinar em 9% até 2009 – significantemente mais do que os 3% previstos no último Estudo de Impactos da UE. Isto resultará na duplicação das importações da UE durante o mesmo período.
Em todo o Reino Unido, a produção de carne bovina (de primeira classe e processada) deverá se manter durante os próximos cinco anos somente devido à probabilidade da carne proveniente de animais de mais de 30 meses retornar ao mercado a partir de 2004.
A oferta de carne bovina no Reino Unido deverá declinar em 20% e as importações deste produto deverão aumentar em 45%. Estas mudanças teriam importantes implicações para a indústria rural e emprego na região.
Fonte: Meat and Livestock Comission (MLC), adaptado por Equipe BeefPoint