Tocantins está comemorando dez anos sem aftosa. Até novembro de 2006 foi contabilizado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) um rebanho de 7.730.597 bovinos e bubalinos no estado, dos quais quase 100% foram imunizados na última campanha anti-aftosa.
Hoje o Tocantins está comemorando dez anos sem aftosa. Até novembro de 2006 foi contabilizado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) um rebanho de 7.730.597 bovinos e bubalinos no estado, dos quais quase 100% foram imunizados na última campanha anti-aftosa.
“Essa conquista só foi possível porque o trabalho de defesa sanitária realizado pela Adapec tem, cada vez mais, recebido o apoio de toda a cadeia produtiva e contado com a participação do produtor rural”, destacou o presidente do órgão, Humberto Viana Camêlo.
Em novembro de 2006, o estado atingiu seu maior índice de cobertura vacinal, imunizando 99,09% do rebanho. Cinqüenta e sete municípios alcançaram 100% de imunização e nenhuma cidade registrou um percentual abaixo de 90% de vacinação.
Este ano, a 1ª etapa da vacinação acontecerá durante o mês de maio. A vacinação é obrigatória em todos bovinos e bubalinos, independente da faixa etária, informou notícia da assessoria de comunicação de Palmas/TO.
0 Comments
Apenas para alertar, a observância deve ser constante e incansável, os rios na divisa ajudam em parte, mas pode ser uma faca de dois gumes no tocante a fiscalização de entradas. A constatação de uma clara sonegação de fêmeas em idade vacinal para brucelose, por parte dos inúmeros assentamentos de reforma agrária, devido às dificuldades operacionais da vacina em micro rebanhos, é a prova de que nunca pode-se fraquejar na fiscalização.
Parabéns Tocantins, nunca feche os olhos para continuar assim.
Luciano Vilela