Mercados Futuros – 29/03/07
29 de março de 2007
Reposição em alta, bezerro sobe para R$ 401,80/cabeça
2 de abril de 2007

Subsidiária de Wal-Mart no Japão venderá carne dos EUA

A rede de supermercados, Seiyu Ltd., que pertence à gigante norte-americana Wal-Mart, disse na segunda-feira que algumas de suas lojas começarão a vender carne bovina dos Estados Unidos em um momento em que a maioria dos varejistas japoneses estão preocupados com possíveis riscos à saúde.

Reportagem de Yuri Kageyama para Associated Press informou que a rede de supermercados do Japão, Seiyu Ltd., que pertence à gigante norte-americana Wal-Mart, disse na segunda-feira que algumas de suas lojas começarão a vender carne bovina dos Estados Unidos em um momento em que a maioria dos varejistas japoneses estão preocupados com possíveis riscos à saúde.

A Seiyu, que opera 400 lojas em todo o país, disse que cerca de 20 lojas na região próxima de Tóquio venderão carne dos EUA a partir de sábado.

O Japão, que impôs o embargo à carne bovina dos EUA em dezembro de 2003 após o registro do primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no país, retirou a proibição em julho passado. No entanto, o país só permite carne sem osso de animais de 20 meses de idade ou menos. O Japão também limita as importações a carne bovina que passou por rígida inspeção oriunda de plantas processadoras de carne selecionadas dos EUA.

O embaixador dos EUA no Japão, J. Thomas Schieffer, ficou satisfeito com a medida da Seiyu, dizendo que os EUA vêm trabalhando duro para provar aos consumidores japoneses que sua carne bovina é segura.

O Wal-Mart Stores Inc., maior varejista do mundo com sede em Bentonville, Arkansas, possui 51% da Seiyu. A carne bovina dos EUA será vendida a um preço bem abaixo do produto japonês nas lojas da Seiyu.

No entanto, a demanda dos japoneses por carne dos EUA está rapidamente diminuindo, com as lojas que vendem o produto sendo mais uma exceção do que uma regra. A Seiyu disse que seus compradores de carne bovina foram aos EUA para avaliar o sistema de inspeção e confirmaram que o produto é seguro. Somente carne bovina certificada como sendo de bovinos de 20 meses de idade ou mesmo de estabelecimentos aprovados para exportar ao Japão será vendida nas lojas da rede.

Os comentários estão encerrados.