Todos os animais da CFM passam por uma rigorosa seleção que começa no dia do seu nascimento, com a pesagem. Na desmama, os bezerros passam por uma nova pesagem e é realizada a primeira avaliação visual. Nesse momento são separados os bezerros de corte dos possíveis candidatos à touros.
Todos os animais da CFM passam por uma rigorosa seleção que começa no dia do seu nascimento, com a pesagem. Na desmama, os bezerros passam por uma nova pesagem e é realizada a primeira avaliação visual. Nesse momento são separados os bezerros de corte dos possíveis candidatos à touros. Os candidatos são recriados em pastagens e suplementados apenas com sal mineral.
Aos 18 meses de idade são feitas uma nova pesagem e avaliação visual dos animais. São aferidas as medidas de circunferência escrotal, altura e é realizada a avaliação de CPM (Conformação, Precocidade e Musculosidade). Após essa avaliação os dados dos animais seguem para a USP – Pirassununga, que realiza a avaliação genética.
De posse da avaliação genética, os técnicos da CFM fazem uma última avaliação nos animais e decidem quais são os realmente aptos a se tornarem touros. Após o exame andrológico, os animais recebem o CEIP -Certificado Especial de Identificação e Produção – que é uma chancela do Ministério da Agricultura fornecida apenas aos animais comprovadamente melhoradores.
“Na CFM, de cada 100 machos nascidos, apenas 30 podem se tornar touros. Isso quer dizer que 70% machos são descartados do sistema. Essa é a nossa garantia de estar comercializando apenas a “cabeceira” do rebanho”, informa Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.
“É importante destacar que a CFM cria seus animais totalmente em pastagens, nas condições reais da pecuária brasileira, sem artificialismos. Os touros estão prontos para trabalhar , e fazer a diferença, em qualquer região do país”, finaliza Teixeira.
No dia 12 de abril, a partir das 20:30, o Canal do Boi transmitirá o Leilão Virtual CFM. O leilão ofertará 120 touros de 30 meses de idade, todos com avaliação genética completa, exame andrológico positivo e CEIP. Os touros que serão comercializados no Leilão Virtual CFM foram aprovados nessa rigorosa seleção e estão aptos a trabalhar em qualquer rebanho do país.
Para mais informações e catálogos, entre em contato com a CFM pelo formulário abaixo. |