Mercados Futuros – 16/04/07
16 de abril de 2007
Bolso cheio, bolso vazio
18 de abril de 2007

EUA: animal importado pertencia a rebanho com EEB

Animal do mesmo rebanho de um touro canadense diagnosticado com Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em janeiro foi exportado aos Estados Unidos em 2002, de acordo com o Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O APHIS disse que o animal apresentava um risco insignificante uma vez que dados científicos indicam que dois animais positivos para EEB raramente se originam do mesmo rebanho.

Reportagem de John Gregerson para o site MeatingPlace.com informou que um dos animais do mesmo rebanho de um touro canadense diagnosticado com Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em janeiro foi exportado aos Estados Unidos em 2002, de acordo com o Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O animal, uma novilha, foi enviada a um estabelecimento de engorda em Nebraska, e foi então abatida no mesmo estado. O APHIS disse que o animal apresentava um risco insignificante uma vez que dados científicos indicam que dois animais positivos para EEB raramente se originam do mesmo rebanho.

A porta-voz do APHIS, Karen Eggerg, disse também que os dados das coortes são baseados em “anos de observação” e não em estudos clínicos, e indicou que uma teoria de porque dois animais do mesmo rebanho raramente são positivos para EEB é de que os prions, proteínas modificadas associadas com a doença, geralmente se unem e ficam acumuladas como resultado de sua natureza pegajosa e, desta forma, não são igualmente distribuídos na ração.

Os comentários estão encerrados.