O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, participa de quinta (05/06) a sexta-feira (06/06) desta semana, em Paris, do seminário “O Desafio do Acesso a Mercados na Agenda de Doha”, promovido Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) dentro do Fórum Global de Negociações. Ele será um dos conferencistas do painel sobre a liberação das barreiras comerciais.
Em sua palestra, o ministro vai dizer que a liberalização do comércio agrícola é importante para os países em desenvolvimento. Ele também ressaltará que o protecionismo e os subsídios das nações industrializadas às suas agriculturas acabam bloqueando o acesso a mercados. Isso traz enormes prejuízos às economias que são competitivas no agronegócio, como a brasileira.
Rodrigues vai reiterar a posição do governo brasileiro em defesa da redução das barreiras comerciais e dos subsídios concedidos pelos países ricos aos seus agricultores, tanto para incentivar o plantio como para exportar. O ministro reafirmará ainda a proposta do Brasil de discutir tais temas na Organização Mundial do Comércio (OMC) e em outros fóruns internacionais.
O seminário tem o objetivo de aprofundar na OCDE as discussões entre os países membros e os não-membros, como o Brasil, sobre comércio, em especial sobre acesso a mercados. As conclusões devem subsidiar os debates da 5a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), marcado para setembro, em Cancun, no México.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, adaptado por Equipe BeefPoint