Efeito da cor e da espessura do filme de polietileno nas condições da ensilagem e qualidade da silagem de milho
17 de junho de 2003
Países de unem para pesquisar EEB
20 de junho de 2003

Iagro desconfia de esquema no MS para driblar proibição de importação de gado paraguaio

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) denunciou nesta terça-feira (17) um esquema montado em Mato Grosso do Sul com o objetivo de driblar a proibição da importação de gado do Paraguai. O diretor-presidente do órgão e secretário de Produção, José Antônio Felício, disse que dados fornecidos por produtores aos registros do governo mostram uma quantidade de animais muito superior à quantidade de animais existentes na propriedade.

“O esquema tem o objetivo de esquentar a entrada de animais vindos do Paraguai. Quando o produtor tira nota em Água Clara para abater o boi em Ponta Porã ele só pode estar acobertando uma operação irregular. Não há lógica”, disse Felício. “Numa situação dessa o Iagro bloqueia a ficha do produtor e vai contar o rebanho na fazenda”, acrescentou.

Segundo ele, esse tipo de operação ocorre diariamente. “Antes o Iagro não pegava, mas agora é diferente. Em alguns casos estamos substituindo funcionários. Não é suspeita de ligação com os infratores, mas simplesmente pelo fato de não observar essas irregularidades”, afirmou.

A importação de gado do Paraguai está proibida desde outubro de 2002, depois da constatação de casos de febre aftosa naquele país.

Fonte: Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.