A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) denunciou nesta terça-feira (17) um esquema montado em Mato Grosso do Sul com o objetivo de driblar a proibição da importação de gado do Paraguai. O diretor-presidente do órgão e secretário de Produção, José Antônio Felício, disse que dados fornecidos por produtores aos registros do governo mostram uma quantidade de animais muito superior à quantidade de animais existentes na propriedade.
“O esquema tem o objetivo de esquentar a entrada de animais vindos do Paraguai. Quando o produtor tira nota em Água Clara para abater o boi em Ponta Porã ele só pode estar acobertando uma operação irregular. Não há lógica”, disse Felício. “Numa situação dessa o Iagro bloqueia a ficha do produtor e vai contar o rebanho na fazenda”, acrescentou.
Segundo ele, esse tipo de operação ocorre diariamente. “Antes o Iagro não pegava, mas agora é diferente. Em alguns casos estamos substituindo funcionários. Não é suspeita de ligação com os infratores, mas simplesmente pelo fato de não observar essas irregularidades”, afirmou.
A importação de gado do Paraguai está proibida desde outubro de 2002, depois da constatação de casos de febre aftosa naquele país.
Fonte: Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza), adaptado por Equipe BeefPoint