Mercado Futuro de Commodities Agropecuárias (parte I)
30 de junho de 2003
Brasil Certificações envia comunicado sobre suspensão pelo MAPA
2 de julho de 2003

Iagro interdita propriedades suspeitas de contrabando no MS

Atuando de forma muito mais atenta e rígida na fiscalização do trânsito de gado, os funcionários da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) interditaram várias propriedades rurais em Mato Grosso do Sul por suspeita de envolvimento com transações de notas, movimentação ilegal de gado e até mesmo por falta de vacinação.

Também foram afastados alguns servidores do órgão, por participarem ou cometerem erros e infrações no preenchimento de guias ou no exercício do trabalho de fiscalização.

Essas propriedades, pelo menos até regularizarem a situação junto ao Iagro, estão impedidas de vender ou comprar animais. Qualquer pedido de autorização de transporte ou abate em nome dessas propriedades suspensas será automaticamente indeferido pelo Iagro.

No caso dos frigoríficos, vários deles tiveram suas atividades suspensas. Um deles foi o Frigorífico Amambai, no município com o mesmo nome. Para a administração desse abatedouro as determinações do Governo do Estado para o controle do gado não afetaram em nada, já que todo o processo anteriormente também era fiscalizado pelo Iagro.

O único problema é que essa suspensão obrigou os frigoríficos da fronteira a fazer um remanejamento de funcionários. No entanto, segundo os diretores, a situação já está regularizada e os abates voltaram a acontecer normalmente.

O governo estadual vai republicar o decreto 11.272, de 24 de junho deste ano, que dispõe sobre a defesa sanitária animal no Estado. Na verdade, as determinações desse decreto só tornam mais rígidas e exigem mais atenção e dedicação da parte do pessoal do Iagro ligado à fiscalização.

Fonte: Correio do Estado/MS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.