Relatório da investigação canadense sobre a ocorrência de EEB em Alberta
11 de julho de 2003
Brasil volta a suspender importação de carne do Paraguai
15 de julho de 2003

Iagro e Embrapa rastreiam gado no MS

Uma parceria envolvendo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), a Embrapa Gado de Corte, Fundapan e a empresa Vipper vai garantir inicialmente o rastreamento de 225 mil cabeças de bovinos em todo o Mato Grosso do Sul.

O gestor estadual de rastreabilidade, veterinário Ernest Schillings, informou em Dourados que o produtor vai fazer a identificação do gado usando brincos ou chips eletrônicos, os técnicos realizarão a auditoria da fazenda, cabendo à Embrapa e à Vipper a certificação dos trabalhos de rastreamento.

Somente de Nova Andradina foram solicitados 9.100 brincos de identificação dos bovinos, enquanto em Porto Murtinho, de uma fazenda do Grupo Vicunha, foram reservadas 60 mil unidades, conforme informou o inspetor regional do Iagro, Adelar Ferreira Almeida.

Schillings explicou que o trabalho de rastreabilidade será realizado em concorrência direta com as outras empresas que atuam em Mato Grosso do Sul, mas voltado também para o setor social. As aldeias indígenas, assentamentos da reforma agrária, pequenos produtores urbanos e familiares serão atendidos gratuitamente pelo programa de rastreamento.

Fonte: Correio do Estado/MS (por Cícero Faria), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Jorge Humberto Toldo disse:

    Parabéns à EMBRAPA e ao IAGRO.

    Que esta iniciativa seja levada a todos os estados da federação. Todos da cadeia produtiva da carne agregan valor aos seus produtos com a exportação a preços elevados para a comunidade europeia, em especial, principalmente o governo que está equilibrando sua balança comercial às custas da agropecuária, e, os produtores são os que tem que pagar a conta das exigências comercias? Era só o que faltava…