Mercados Futuros – 29/06/07
29 de junho de 2007
Boi gordo continua em alta, em Campo Grande R$ 58,00/@
3 de julho de 2007

Encontro Técnico de Consultores de Venda da Fort Dodge será realizado no Centro de Excelência Rural de Jaboticabal (SP)

A Fort Dodge Saúde Animal reunirá toda a sua equipe de 45 consultores técnicos de venda, de todo o País, entre 2 e 6 de julho, no Encontro Técnico de Consultores de Venda.

A Fort Dodge Saúde Animal reunirá toda a sua equipe de 45 consultores técnicos de venda, de todo o País, entre 2 e 6 de julho, no Encontro Técnico de Consultores de Venda. O evento vai marcar a inauguração do Centro de Excelência Rural (CER), em Jaboticabal (SP), e colocará em pauta discussões sobre manejo racional de bovinos e manejo de pastagens, além de abordar os diferenciais de dois importantes produtos da empresa, o Onyx (endectocida de longa duração) e a Triangle 9 (vacina contra doenças reprodutivas e respiratórias). “Nosso objetivo é treinar os técnicos e padronizar informações sobre manejo e sobre o diferencial de nossos produtos”, conta Cleber Silva, Gerente de Produto da linha Gado de Corte da Fort Dodge.

O Gerente Nacional de consultores técnicos de venda da empresa, Jean Vieira, explica que, ao investir em capacitação técnica, a Fort Dodge se mantém alinhada aos conceitos que auxiliam os produtores a garantirem bons resultados na pecuária. “O caminho para se alcançar resultados positivos na pecuária passa não apenas pela qualidade da carne, mas pela sanidade, pela produção de carne saudável e sem resíduos”, comenta, e ressalta a intenção de a empresa apresentar ao campo soluções sanitárias eficientes e práticas do ponto de vista de implementação. “Por isso, os investimentos em capacitação para os consultores identificarem possíveis problemas de manejo ou sanitários para elaboração de soluções adaptadas a cada propriedade e a cada uma das regiões do País, com resultados positivos e mensurados por meio do monitoramento de todos os índices zootécnicos do rebanho”, diz.

Palestras técnicas para capacitação profissional

O encontro abrirá com curso do professor Mateus Paranhos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Jaboticabal, SP), sobre manejo racional de bovinos. Seu conteúdo abordará os dois volumes do Guia de Boas Práticas de Manejo – Bezerros ao Nascimento e Vacinação; este último lançado recentemente. Para o pesquisador, há dois pontos fundamentais nessa área: “O primeiro é o entendimento de que o manejo pode ser conduzido de forma diferente do usual (corrido, agressivo e desorganizado) sem a necessidade de grandes investimentos financeiros. O outro é a capacitação do pessoal para o manejo racional, que envolve essencialmente uma mudança de atitude”, explica.

Outro pesquisador a palestrar no encontro é Moacyr Corsi, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP, Piracicaba, SP), que falará sobre o manejo de pastagens. Em seus cursos, o pesquisador costuma apresentar raciocínios que permitem entender a dinâmica de um sistema de produção intensificado sem necessidade de grandes investimentos. Ou seja, segundo ele, embora a intensificação da pecuária exija aportes consideráveis quando combinada à suplementação alimentar ou confinamento, há possibilidade de se dobrar (ou até triplicar) a produtividade sem gastos, apenas com a mudança de atitude em relação à atividade. Para Corsi, a taxa de lotação de uma propriedade que gira em torno de 0,8 unidade animal por hectare poderia chegar a quatro ou seis unidades por hectare com planejamento da exploração da pastagem.

Centro de Excelência Rural

O CER acaba de ser criado por quatro técnicos da pecuária: Azael Júnior, Francisco Benjamim Carvalho, João Rossi e Mateus Paranhos. O objetivo, segundo Paranhos, é atender a demanda por mão-de-obra capacitada para lidar com o gado e, assim, é direcionado tanto a pessoas ligadas à área gerencial como a tratadores. “O CER funcionará em uma fazenda, com rebanho manejado pelas noções de bem-estar animal, com espaço para aulas teóricas e práticas. Os participantes dos cursos, seminários e workshops poderão aprender sobre manejo racional com oportunidade de ver de perto os resultados práticos. Ou seja, aprendem fazendo”, explica.

Paranhos conta ainda que o CER está aberto às pesquisas de universidades e outras instituições, como, por exemplo, o Grupo ETCO (Grupo de Estudos e Pesquisa em Etologia e Ecologia Animal), ligado à Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp / Jaboticabal, SP), além de firmar parcerias com empresas como a Fort Dodge, que estréia o espaço com o Encontro Técnico de Consultores de Venda.

Mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.