Quem trabalha com pecuária estará com os olhos voltados para Porto Alegre de 26 a 31 de outubro. Neste período acontece no centro de exposições da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs) o Congresso Mundial de Produção Animal. Em sua nona edição, o evento será realizado pela primeira vez no Brasil e já tem centenas de trabalhos de diversos países inscritos.
O encontro é promovido pela Associação Mundial de Produção Animal e ocorre a cada cinco anos em um país diferente. Paralelamente, será realizada a Agromix – Feira Internacional de Tecnologia Agropecuária, que se estende de 27 a 31 de outubro, no mesmo local.
A organização está a cargo das faculdades de Agronomia e Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além das universidades federais de Pelotas (UFPel) e de Santa Maria (UFSM) e das unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Pelotas e em Concórdia (SC). São esperados em torno de dois mil especialistas internacionais.
Entre os trabalhos gaúchos selecionados, destacam-se temas como fatores que afetam a qualidade da carne bovina, caracterização do germoplasma da alfafa crioula, relação entre a nutrição e a endocrinologia da puberdade de novilhas de corte, uso de fontes de gordura na alimentação de vacas de leite em lactação e efeito da idade de acasalamento na produtividade de novilhas de corte.
Feira
Na Agromix serão apresentadas as mais novas tecnologias em produtos, processos e serviços, utilizadas nas diferentes culturas de produção animal.
O objetivo é proporcionar ao visitante conhecimento e acesso às informações do setor, a possibilidade de modernização tecnológica por parte dos produtores e o incremento na produtividade e na competitividade do setor rural.
Participam da feira expositores dos principais segmentos da pecuária. Estão previstas palestras técnicas com profissionais de segmentos como avicultura, suinocultura, bovinocultura de corte e de leite e piscicultura.
Fornecedores de equipamentos para as agroindústrias, empresas de genética animal, laboratórios, fornecedores de insumos e componentes para alimentação animal e fabricantes de softwares de gerenciamento rural deverão ocupar os estandes.
Paralelamente, a Onudi France, com a participação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), promove a vinda de uma delegação de empresários do setor agroalimentar da França e de outros países.
A missão tem como objetivo proporcionar encontros de negócios entre empresas brasileiras do setor de produção animal para alimentação humana e empresas de países participantes da Onudi, envolvendo os setores de produtos lácteos, carnes in natura e industrializadas, nutrição e sanidade animal e embalagens para exportação.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint