Charolês tem trio de jurados na Expointer 2003
28 de julho de 2003
Circuito Pecuário Sul discute ações contra febre aftosa
30 de julho de 2003

Países latino-americanos lançam plano de combate à aftosa

Os governos da Argentina, do Brasil, da Bolívia, do Paraguai, do Uruguai, do Chile e do Peru lançaram um plano de combate à febre aftosa.

A preparação de uma campanha sul-americana de vacinação dos rebanhos, ainda sem data definida para início, está entre os principais pontos do plano.

Caberá ao Conselho Veterinário Permanente (CVP), que reúne as autoridades sanitárias de todos os países, em conjunto com o serviço sanitário do Peru, a fiscalização da campanha. A intenção das autoridades é financiar a iniciativa com recursos de organismos internacionais.

Outro ponto acordado entre os países participantes: erradicar a doença até 2009. Para isso, os governos pretendem aumentar o intercâmbio científico entre os técnicos sul-americanos.

As decisões foram tomadas no último final de semana durante um encontro na Bolívia, que também contou com a participação de representantes do Panaftosa (Centro Pan-Americano de Febre Aftosa).

A reunião serviu ainda para desenhar as diretrizes para a harmonização das políticas de defesa sanitária desses países. O primeiro passo é a criação do Conselho Agropecuário do Sul.

Fonte: Folha de S.Paulo/Agrofolha (por Cíntia Cardoso), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.