Mercados Futuros – 08/08/07
8 de agosto de 2007
Mercado continua firme, em RO boi cotado a R$ 54,00
10 de agosto de 2007

Japão aumenta idade limite para importações dos EUA

O Japão deverá tomar as medidas necessárias para relaxar a idade limite dos bovinos nas importações de carne bovina dos Estados Unidos, segundo informaram oficiais do Governo na última semana após os dois países terem terminado suas negociações de dois dias feitas em Tóquio. Entretanto, a decisão passará pela aprovação da Comissão de Segurança Alimentar do Japão, um painel independente de cientistas que avalia os possíveis riscos. O Governo está planejando pedir o conselho do painel possivelmente em agosto, disseram os oficiais.

O Japão deverá tomar as medidas necessárias para relaxar a idade limite dos bovinos nas importações de carne bovina dos Estados Unidos, segundo informaram oficiais do Governo na última semana após os dois países terem terminado suas negociações de dois dias feitas em Tóquio.

Segundo o site Meatpoultry.com, o Japão não encontrou problemas sérios nas respostas dos EUA às suas questões durante as conversas, sugerindo que o Governo poderá aceitar carne de bovinos com 30 meses de idade ou menos até o final do ano, relaxando a atual regulamentação, que limita a idade para 20 meses ou menos por causa dos medos relacionados à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

Entretanto, a decisão passará pela aprovação da Comissão de Segurança Alimentar do Japão, um painel independente de cientistas que avalia os possíveis riscos. O Governo está planejando pedir o conselho do painel possivelmente em agosto, disseram os oficiais.

O Japão já retirou a medida que exigia a checagem de todas as importações de carne bovina dos EUA abrindo todas as caixas, à medida que o Governo não encontrou problemas importantes quando mandou oficiais para inspecionar as plantas de processamento de carne bovina dos EUA em maio.

No entanto, considerando que o gado doméstico de 20 meses de idade ou mais é obrigatoriamente testado para EEB, o Governo japonês será forçado a explicar ao público sobre porque está relaxando as regras somente para a carne bovina dos EUA.

Nas últimas negociações, os dois países discutiram principalmente a segurança da carne bovina dos EUA usando como referência dados científicos, disseram os oficiais. As discussões entre Japão e EUA continuarão ocorrendo.

O Japão pediu que os EUA enviem documentos referentes a uma série de questões como regulamentações sobre o uso de farinha de carne e ossos, que se acredita ser a fonte de EEB. O Governo dos EUA vem pedindo ao Japão que relaxe suas condições de importação desde que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deu luz verde, em maio, para os EUA exportarem carne bovina independentemente da idade do animal que origina a carne.

Os comentários estão encerrados.