Mercados Futuros – 17/09/07
17 de setembro de 2007
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19 de setembro de 2007

Leitor comenta: A realidade nas premiações de carcaças

O leitor do BeefPoint, Deniz Ferreira Ribeiro nos enviou um comentário muito interessante, ressaltando entre outros aspectos, que na sua opinião estes programas só terão sucesso e vida longa, quando os ganhos com a venda (ao consumidor final) de produtos com qualidade diferenciada forem repassados a todos os elos da cadeia.

O artigo, “A realidade nas premiações de carcaças“, publicado na seção Espaço Aberto do BeefPoint trata da necessidade da criação de sistemas de premiação de carcaças pelos frigoríficos brasileiros e enumera algumas características de programas já existentes. Nesses programas o frigorífico se compromete a oferecer ao produtor um diferencial no preço da arroba, caso este entregue animais que atendam as exigências impostas pela indústria em seus programas de qualidade.

O leitor do BeefPoint, Deniz Ferreira Ribeiro nos enviou um comentário muito interessante, ressaltando entre outros aspectos, que na sua opinião estes programas só terão sucesso e vida longa, quando os ganhos com a venda (ao consumidor final) de produtos com qualidade diferenciada forem repassados a todos os elos da cadeia.

“O artigo é muito oportuno, pois aborda mais um triste capítulo da história da cadeia da carne no Brasil. A realidade atual é a herança de muitas décadas de uma pecuária tradicionalista de baixo custo, produtora de boas carcaças, e carne com qualidade ajustada a mercados de baixo poder aquisitivo. Aliada a um parque frigorífico cuja história se notabilizou por sonegação de impostos e “tombos” em diversas praças e em diversas ocasiões.

Do lado dos pecuaristas ocorreram mudanças de atitude, com a incorporação acentuada de novas tecnologias de produção e do lado das indústrias, são inegáveis outras mudanças de atitude, positivas, mais ligadas aos procedimentos de gestão. Muito tem contribuído para tais mudanças a crescente participação do mercado externo, passando a compor, com o mercado doméstico, um todo ao qual se destina a produção da cadeia.

No passado a dinâmica das relações entre pecuaristas e frigoríficos foi marcada por violentas “quedas de braço” dado o natural conflito de interesses, e no presente muito pouco se logrou obter para superar tal conflito.

A presença de mercados demandadores de carne com preços diferenciados vem estimulando, por via indireta, o empenho de vastos setores da produção pecuária no sentido de se preparar para atendê-los, o que vem se traduzindo em resultado prático com o aumento da oferta de animais produtores dessa carne, que será paga pelo consumidor com melhores preços.

Igualmente, a indústria frigorífica também tem se preparado para atender essa nova realidade, investindo na modernização de suas plantas, nos procedimentos logísticos e na melhoria de gestão. Entretanto, e é o que é lamentável, pouco se logrou obter em termos de integração.

Existem alguns poucos exemplos de integração da cadeia sendo ensaiados através de programas de carnes de qualidade com marca bem identificada, os quais poderão vir a ter sucesso; este virá na proporção de uma repartição razoavelmente justa do valor agregado pela qualidade entre todos os elos da cadeia. No entanto outras iniciativas como a exemplificada no artigo nada têm a ver com isso e estarão fadadas ao insucesso.

Neste caso cuidou-se de estabelecer procedimentos que pouco tem a ver com a qualidade da carne e muito mais com aumento das vantagens da indústria na compra dos bois gordos”. Leia mais.

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  1. Hernandes Flavio Marques Jr disse:

    Realmente é uma das dificuldades de quem faz parte desta cadeia, como nós que trabalhamos neste ramo, a falta de conhecimento, de um produto diferenciado e baixo poder aquisitivo são um dos agravantes para o melhoramento e incentivos a nossos produtores. Quem está no meio entre a indústria e o consumidor sabe o que estamos falando, temos hoje grandes indústrias produzindo produtos com toda garantia de qualidade desde rastreabilidade até a entrega ao varejista, e na sua maioria ainda estão atrelados ,”guardando suas devidas proporções”, aos preços único e exclusivamente, nao dando valor muitas vezes ao próprio consumidor, oferecendo ao mesmos apenas o preço, dizendo bem.

    Precisamos de um trabalho muito bem feito que já está sendo feito por vários frigoríficos, feito a nível de plantas e isto se estender até chegar ao consumidor final, pois só desta maneira poderá se ter resultados satisfatórios em relação a valores agregados a produtos produzidos também de maneira diferenciada.