Mercados Futuros – 19/09/07
19 de setembro de 2007
Expoinel vai reunir 1.600 animais
21 de setembro de 2007

Começa hoje a Expoinel 2007

A Expoinel 2007- Exposição Internacional do Nelore, principal exposição da raça no país, chega em sua 36ª edição e acontece no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), de 20 a 30 de setembro. Este ano a pista está cheia e bate recorde com 1.600 animais inscritos, de acordo com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil - ACNB.

A Expoinel 2007- Exposição Internacional do Nelore, principal exposição da raça no país, chega em sua 36ª edição e acontece no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), de 20 a 30 de setembro. Este ano a pista está cheia e bate recorde com 1.600 animais inscritos, de acordo com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB.

A programação conta com Leilões Oficiais, Shoppings, Feira de Reprodutores, Julgamentos da Raça Nelore e Nelore Mocho, Exposição do Museu do Zebu, Cursos de Culinária e Projeto Saúde Brasil. O evento também terá novidades como o lançamento do cartão de identificação do nelorista, kit da exposição ranqueada e o Projeto Nelore Solidário, que doará uma tonelada de carne Nelore Natural às instituições de Uberaba.

A 36ª Expoinel tem o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ e patrocínio da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária. Confira abaixo a programação completa.

Programação Geral

– Solenidade oficial de abertura

A cerimônia de abertura da Expoinel 2007, será realizada no dia 22, às 9h30. Haverá o hasteamento da bandeira nacional e das bandeiras estaduais na avenida do Parque Fernando Costa. A execução do Hino Nacional será feita pela Polícia Militar de Uberaba (MG).

Logo após, a presidente da ACNB, Alice Ferreira e o novo presidente da ABCZ, José Olavo Borges, farão seus discursos de abertura.

Os juízes que irão trabalhar nos julgamentos da Expoinel 2007, já foram selecionados. Este ano, o critério de seleção dos seis jurados e um suplente mudou. O primeiro juiz escolhido foi o que julgou o maior número de animais nas exposições realizadas no ano-calendário 2006/2007. O segundo foi escolhido pelos criadores participantes do Ranking e o terceiro pela diretoria da ACNB. Os juízes do Nelore são: Célio Arantes Hein, Gilmar Siqueira de Miranda e Murilo Miranda de Melo; do Nelore Mocho são: Pedro Antonio de Oliveira Sobrinho, João Marcos Cruvinel Machado Borges e João Augusto Farias.

Outra novidade é o lançamento do Kit Exposição Ranqueada, que consiste em um conjunto de peças para identificar e padronizar a comunicação visual utilizada nas exposições oficiais do Ranking Nacional.

Local: Palanque Oficial, Parque Fernando Costa
Período: 22/9, às 9h30

– Projeto Nelore Solidário: doação de uma tonelada de carne Nelore Natural

Cerca de 16 escolas do ensino fundamental e entidades beneficentes de Uberaba, participantes do programa Saúde Brasil da Expoinel, receberão uma tonelada de carne bovina para a merenda escolar do Projeto Nelore Solidário. A ACNB, em parceria com o Grupo Marfrig doará para cada instituição 70 quilos de carne Nelore Natural.

O projeto visa reafirmar o compromisso social dos agentes envolvidos na cadeia produtiva da carne bovina e mostrar sua importância na alimentação infantil. Além disso, o objetivo da iniciativa é compartilhar o sucesso de muitos anos da Expoinel com a população.

– Visitantes da Expoinel receberão tratamento VIP

Os visitantes da Expoinel terão tratamento VIP durante o evento. A ACNB, em parceria com o Grupo Aliança Transportes Aéreos, disponibilizará diversos serviços, a fim de oferecer mais conforto e facilidades.

Os participantes que utilizarem a companhia OceanAir poderão usufruir de serviços diferenciados como a utilização da sala VIP do aeroporto com coffe-break, da van que será mantida pelo Grupo Aliança dentro do Parque de Exposições para fazer o translado da feira para os hotéis e aeroportos. Além disso, os hóspedes dos hotéis Shelton Inn e Tamareiras terão a possibilidade de fazer o check-in itinerante sem transtornos, antes de embarcarem no aeroporto.

A companhia aérea OceanAir oferece vôos de segunda à sexta, saindo de diversas regiões do país, com destino a Uberaba.

– Lançamento: Nelorista terá cartão de identificação do associado

A partir de outubro, os neloristas de todo o país passarão a ter um cartão de identificação. A ACNB começará a emitir o cartão para os associados inscritos no Cadastro Nacional dos Criadores de Nelore – CNN, que estiverem com suas obrigações sociais em dia. Tanto o sócio Pleno como o sócio Produtor terão direito de receber o novo cartão que terá validade de um ano.

Segundo o gerente executivo da ACNB, André Locateli, “criadores, recriadores e invernistas, independente de seu porte poderão contar com esta identificação. A proposta é que a partir de seu lançamento se inicie a construção de um clube de vantagens e benefícios exclusivos oferecidos aos portadores do cartão”, afirma.

Todos os associados das regionais conveniadas, que fazem parte do CNN, também receberão o cartão. Com uma única anuidade, o nelorista passa a ser sócio da nacional e da regional. O CNN é fruto do trabalho desenvolvido pela ACNB e pelas entidades regionais para a consolidação de uma Rede Nacional de Fomento da Raça Nelore.

As regionais conveniadas são: Associação Goiana do Nelore (AGN), Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN), Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), Associação Baiana de Criadores de Nelore (ABCN), Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN), Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN).

– Exposição de fotos “Nelore 100 anos de seleção” acontece na Expoinel 2007

A exposição “Nelore 100 de seleção” trará aos visitantes da Expoinel 2007, a oportunidade de conhecer através de fotos expostas no Museu do Zebu, os primeiros animais da raça Nelore importados para o Brasil e os grandes Campeões Nelore que passaram pelo parque.

De acordo com o diretor do Museu do Zebu, o professor Hugo Prata, “o objetivo da exposição é mostrar que desde o ingresso da raça no Brasil, o trabalho sério foi cultivado pelos criadores. A seleção de qualidade sempre foi o primeiro quesito na hora de escolher os animais”.

Além das fotografias, estarão expostos cerca de 50 catálogos de leilões Nelore e documentos de registro, que trazem o perfil de diversos animais. Entre os documentos está o primeiro livro de registro da raça.

O Museu do Zebu fica no Parque Fernando Costa, na rua da Cunha, 110, em Uberaba (MG). A exposição “Nelore 100 de seleção” será realizada das 8h às 18h, durante toda a Expoinel.

– Projeto Saúde Brasil – Carne chega em sua 8ª edição

Crianças de escolas de Ensino Fundamental e Entidades Beneficentes de Uberaba participam da 8ª edição do Projeto Saúde Brasil – Carne, realizado na Expoinel. Em 2006, foram mais de 1.300 crianças participantes, divididas em dois turnos. Este ano, a previsão é de aproximadamente 1.500 alunos de 16 instituições.

A animação ficará por conta dos integrantes da companhia de teatro Estripulias Inimagináveis que usam atividades lúdicas e divertidas para explicar o funcionamento da cadeia produtiva da carne. O grupo apresentará a peça “Um jeito gostoso e divertido de conhecer a carne”. Em um cenário rural transmitem aos alunos informações que vão desde a produção da carne com qualidade a sua importância na alimentação infantil, até a preservação do ecossistema.

Após a peça, os estudantes farão um desenho sobre o funcionamento da cadeia produtiva da carne e os dois alunos que fizerem as melhores telas ganharão no dia do evento, uma bicicleta cada um, sendo uma no matutino e outra no vespertino.

A iniciativa é da Embrapa Pecuária Sudeste, viabilizada numa parceria entre ACNB e Tortuga Cia Zootécnica. Nesta edição, o evento conta com o apoio do Museu do Zebu, frigoríficos Independência Alimentos e Grupo Marfrig, FAZU – Faculdades Associadas de Uberaba, Spasso Buffet e Serviço de Informação da Carne (SIC).

– Cursos de Culinária – Cozinha Nelore Natural

A Cozinha Nelore Natural realizará cursos de culinária durante a Expoinel 2007, e traz nesta edição o tema “Aromas e Cores da Cozinha Nelore Natural”. As aulas serão ministradas gratuitamente pelo chef Paulo Eduardo Caldeira Ramos. Diversas receitas feitas com cortes da carne Nelore Natural trarão temperos variados com magníficos sabores e cores.

Este ano, a Cozinha Nelore Natural realizará um dos cursos na Unidade de Atenção ao Idoso – UAI, projeto da Secretaria de Ações Sociais de Uberaba. A classe já foi fechada com 40 alunos e acontecerá às 14h, na sede da UAI, no Parque do Mirante.

Os cursos duram cerca de três horas e acontecerão no dia 25, às 14h, e nos dias 26, 27 e 28 às 14h e 19h, no Espaço Ecumênico do Museu do Zebu, no Parque Fernando Costa. A Cozinha Nelore Natural tem o apoio da Fundação Museu do Zebu, Serviço de Informação da Carne – SIC e dos frigoríficos Independência Alimentos e Grupo Marfrig.

– Expoinel 2007 bate recorde em número de animais inscritos

Destaques da raça Nelore e Nelore Mocho participam dos julgamentos da exposição que é a etapa obrigatória e última do Ano Calendário de Exposições e encerra o Ranking Nacional ACNB 2006/2007. Os participantes serão julgados nas categorias Melhor Expositor, Melhor Criador, Melhor Reprodutor, Melhor Matriz, Melhor Fêmea Jovem, Melhor Fêmea Adulta, Melhor Macho Jovem e Melhor Macho Adulto.

De acordo com a gerente responsável pelo Ranking Nacional, da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, Daniella Sanches Rapello, este ano o número de animais inscritos bateu o recorde. “Chegamos a 1.600 animais inscritos, número que superou o ano passado com 1.442. O momento mostra a recuperação do setor e a importância que a valorização do animal está ganhando hoje”, afirma.

Durante o período de outubro de 2006 a setembro de 2007, cerca de 150 exposições foram promovidas em todo o país e contaram pontos para o Ranking e cerca de 38 mil animais inscritos no total.

Confira abaixo o calendário oficial:

Entrada dos animais: 17 a 20 de setembro
Pesagem e Data Base: 21 de setembro
Julgamentos: Nelore – 23 a 29 de setembro
Nelore Mocho – 26 a 29 de setembro
Saída dos animais: 30 de setembro

– Melhor tratador será premiado na Expoinel 2007

Acontece no dia 29 de setembro, durante a Expoinel 2007, a premiação dos vencedores do 6º Concurso Melhor Tratador Expoinel. Os dois tratadores considerados os melhores no desempenho de suas funções durante o evento serão premiados com um troféu, uma cama-tatu personalizada e R$ 1 mil cada. O objetivo da premiação é valorizar o bom trabalho realizado pelos tratadores.

Diariamente serão premiados os melhores pavilhões e, os tratadores dos melhores pavilhões participarão do sorteio dos 52 prêmios em dinheiro, que totalizam R$ 5 mil. Duas motos 125 serão sorteadas entre os tratadores. A iniciativa tem o apoio da Pecuária Brasil.

– 2ª Feira de Reprodutores Expoinel

Em sua segunda edição, a Feira de Reprodutores Expoinel, que visa promover o fomento da raça Nelore e a valorização de seus criadores, trará novamente a oportunidade de negócios com a comercialização de touros.

A iniciativa faz parte da proposta da ACNB de investir no desenvolvimento de ações de incentivo ao uso de genética Nelore melhoradora, e vem a calhar com início da estação reprodutiva, na maioria das regiões pecuárias do país.

Na primeira edição, realizada em 2006, a feira colocou à venda 57 animais, tendo comercializado cerca de 50% destes, por uma média superior a R$ 4 mil, por animal.

Serão ofertados touros PO da raça Nelore e Nelore Mocho, com RGD, com idade entre 20 e 48 meses, com exame andrológico positivo. A feira funcionará dentro do Parque Fernando Costa simultaneamente a Expoinel.

-Leilões / Shoppings / Feiras

Os leilões oficiais, os shoppings e a 2ª Feira de Reprodutores Expoinel acontecem de 20 a 30 de setembro.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.