A indústria de carnes do Paraguai sairá em outubro em busca de novos mercados para a carne paraguaia no exterior. Um grupo visitará o Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, e outro participará de uma exposição na Alemanha.
A indústria de carnes do Paraguai sairá em outubro em busca de novos mercados para a carne paraguaia no exterior. Um grupo visitará o Estado de Nebraska, nos Estados Unidos, e outro participará de uma exposição na Alemanha.
Neste mês, uma delegação de empresários do setor de carnes do Paraguai visitará várias indústrias frigoríficas do Estado de Nebraska, o que foi proporcionado pelo próprio embaixador norte-americano no país, James Cason.
Ele disse que as fábricas que serão visitadas pelas indústrias paraguaias são de carne termo-processada (pré-cozida), que é o mais imediato que o mercado norte-americano pode receber do Paraguai.
Quando consultado se para a entrada de carne fresca ou congelada o país deve contar com o certificado de país livre de aftosa sem vacinação, Cason disse que não conhece os detalhes técnicos, ainda afirmou que tanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) como o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) do Paraguai estão atualmente em processo de troca de documentações.
Sobre isso, o chefe do Serviço Veterinário, Hugo Corrales, disse que tudo depende da análise de risco que os técnicos norte-americanos realizarão, porque existem antecedentes de países com certificação de livre de aftosa com vacinação (como é o caso do Paraguai) que estão exportando a este país.
Por outro lado, sete frigoríficos paraguaios participarão da Feira Internacional de Alimentos (Anuga 2007), que será realizada de 13 a 17 de outubro na cidade de Colônia, Alemanha. O objetivo é estabelecer contatos e, se possível, concretizar negócios de exportação, disse o gerente da Mesa Setorial de Carne e Couros (MIC) da Rede de Investimentos e Exportações (Rediex), José Laneri.
De acordo com a reportagem do ABC Color Digital, a Anuga é uma feira que reúne mais de 6000 fornecedores de 100 países que apresentam seus produtos a visitantes comerciais de todas as partes do mundo.
A carne é o segundo produto de exportação mais importante do Paraguai, depois da soja. No ano passado, as exportações de carne superaram US$ 507 milhões. Neste ano, as exportações têm caído, mas ainda assim, até o mês de agosto, já se venderam mais de US$ 313 milhões.