Grupos de pecuaristas dos Estados Unidos estão preocupados com as conseqüências da execução do programa nacional de identificação animal no país (National Animal Identification System - NAIS), alegando que o sistema representa uma séria ameaça a todos os criadores de animais e a companhias pecuárias também.
Grupos de pecuaristas dos Estados Unidos estão preocupados com as conseqüências da execução do programa nacional de identificação animal no país (National Animal Identification System – NAIS), alegando que o sistema representa uma séria ameaça a todos os criadores de animais e a companhias pecuárias também.
Um exemplo disso é a Farm and Ranch Freedom Alliance (FARFA), que está liderando a luta para “salvar famílias de criadores e indivíduos da regulamentação cara e desnecessária do Governo”, segundo artigo do site da FARFA.
O grupo afirma que o NAIS é uma ameaça tanto para criadores orgânicos como convencionais, pequenos ou grandes, envolvidos com animais para negócios ou por hobby. “Se (o NAIS) se tornar obrigatório, cada pessoa que tiver um cavalo, vaca, galinha, porco, cabra, ovelha, ou virtualmente qualquer outro animal de criação deverá registrar suas propriedades em uma base de dados e submeterão sua propriedade e animais à vigilância do Governo”.
Pelos planos atuais, cada animal teria que ser registrado e fisicamente identificado, em muitos casos com identificadores de radiofreqüência ou microchips. Fazendas de frangos ou suínos confinados poderão identificar grupos de animais com apenas um número, mas outras atividades terão que identificar cada animal individualmente. Todas as informações serão mantidas em base de dados do Governo ou de companhias privadas.
Embora o NAIS seja voluntário atualmente na maioria dos Estados e não existam regulamentações federais, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) disse que quer que todas as pessoas que possuam animais estejam envolvidas no sistema até 2009. O programa deverá continuar expandindo a menos que os legisladores do Congresso coloquem um freio.
O artigo da FARFA afirma que o NAIS não diferencia grandes fazendas comerciais de propriedades pequenas, de forma que acabará expulsando pequenos produtores da atividade, “aumentando a consolidação na cadeia de alimentos nas mãos de poucas grandes corporações multinacionais”, o que acabará aumentando os preços dos alimentos.
Outro exemplo desta posição dos produtores norte-americanos contra o NAIS é o site NoNAIS.org, criado pelo produtor de Vermont, Walter Jeffries. Segundo ele, o site foi criado para alertar as pessoas sobre os problemas que o NAIS causará aos pequenos produtores norte-americanos e criar um espaço para que as pessoas se manifestem sobre isso.