Estudo mostra que norte-americanos vêem alimentos orgânicos como mais saudáveis e ainda estão inseguros com relação aos geneticamente modificados
15 de janeiro de 2003
Austrália pressiona Japão sobre tarifas de importação de carne bovina
17 de janeiro de 2003

Análise semanal do mercado – 16/01/03

O mercado do boi gordo opera em ambiente fraco, registrando-se uma forte pressão de baixa.

A oferta de animais terminados ainda é irregular na maioria das praças, porém os compradores alegam que não há como repassar o custo de aquisição dos animais para a carne, impondo constantes recuos.

Em São Paulo, o preço referência do boi gordo passa a ser R$57,00/@, a prazo, para descontar o funrural. Ainda é possível conseguir R$58,00/@ nas mesmas condições de pagamento, dependendo do tamanho, qualidade e localização do lote.

Em geral as escalas de abate vão sendo formadas para 4 dias, incompletas em várias regiões. Os frigoríficos, remanejando os animais, conseguem espaço para os ajustes.

Como o consumo de carne bovina, ao menos no curto prazo, não dá sinal algum de melhora, a sustentação dos preços irá depender essencialmente de uma forte redução na oferta de animais terminados.

Somente nesse início de ano, a desvalorização do boi gordo, na média das 24 praças pecuárias pesquisadas pela Scot Consultoria, já chegou a 2%.

O resultado só não é mais significativo em razão da valorização de 8% registrada na Bahia. Os compradores baianos, em função da estiagem prolongada e do alto custo do frete (na média 50% superior ao cobrado em São Paulo), enfrentam grandes dificuldades para acertar as matanças.

Os comentários estão encerrados.