Mercados Futuros – 14/04/08
14 de abril de 2008
Evolução das exportações brasileiras de carne bovina in natura
16 de abril de 2008

Irlanda quer manter embargo às importações brasileiras

A Europa deve manter seu embargo total às importações de carne bovina do Brasil para proteger a sanidade de seu rebanho bovino, disse o presidente da Associação de Produtores Rurais da Irlanda, Padraig Walshe, ao jornal The Scotsman.

A Europa deve manter seu embargo total às importações de carne bovina do Brasil para proteger a sanidade de seu rebanho bovino, disse o presidente da Associação de Produtores Rurais da Irlanda, Padraig Walshe, ao jornal The Scotsman.

Seus comentários foram feitos após a publicação de um relatório do escritório de alimentação e veterinária (FVO) que diz que as autoridades brasileiras não estão cumprindo os padrões determinados por Bruxelas.

“Falhas sistemáticas foram identificadas em relação à manutenção de registros, identificação animal e controle de movimentos. As autoridades brasileiras não podem fornecer garantias com relação às demandas de Bruxelas”.

No ano passado, uma delegação da Irlanda visitou o Brasil e retornou com uma lista detalhada de queixas com relação às deficiências na indústria brasileira sobre os controles da febre aftosa, que os irlandeses dizem que é endêmica em várias regiões produtoras brasileiras.

As alegações foram inicialmente desmentidas por Bruxelas, mas missões subseqüentes e inspeções comprovaram as preocupações dos irlandeses, segundo Walshe. Durante 2006, o Reino Unido importou mais de 25 mil toneladas de carne bovina fresca e resfriada bem como uma grande quantidade de produtos processados do Brasil.

O presidente do Comitê de Animais Domésticos da associação, Michael Doran, listou uma série de exemplos do relatório do FVO onde o sistema de rastreabilidade brasileiro foi “totalmente falho”. Ele citou um caso em que 701 bovinos que foram abatidos e deveriam ter sido registrados na base de dados brasileira como mortos ainda estavam constando como vivos. Segundo os irlandeses, também está claro que as incidências de aftosa não estão sendo reportadas.

0 Comments

  1. Julio Cezar Rebes de Azambuja Filho disse:

    Um programa de rastrebilidade, para ter sucesso deve ser elaborado de acordo com as possibilidades do campo possibilitando uma armonia entre vendedores e compradores. Os técnicos e políticos responsáveis poir isso devem então entender as possibilidades do criador e de seus empregados e tambem entender a realidade logistica da situação. Dessa formas seia bem mais tranquila a negociação com os europeus. Porem, na relidade oque se encontra no momento é uma porção de regras complicadas que muitas vezer não podem ser executadas pelos funcionarios, por falta de treinamendo e por razões atávicas, consequentemente esse senario gera dosconfiança por parte dos europeus.

  2. André Fioravanti disse:

    Preço venda mês de abril- Dracena-SP

    Desmama macho (8 meses) – 600,00
    Desmama fêmea (8 meses) – 460,00