Mercados Futuros – 18/04/08
18 de abril de 2008
Leilão Paredão – Oriente, 26 de Abril
23 de abril de 2008

Brasil apresenta ações de bem estar animal em Bruxelas

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, representará o Brasil no Fórum Internacional sobre os Aspectos Globais do Bem-Estar de Animais de Produção, promovido pelo Parlamento Europeu e por organizações de bem-estar animal. O evento será realizado em Bruxelas (Bélgica), hoje e amanhã (22 e 23).

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, representará o Brasil no Fórum Internacional sobre os Aspectos Globais do Bem-Estar de Animais de Produção, promovido pelo Parlamento Europeu e por organizações de bem-estar animal. O evento será realizado em Bruxelas (Bélgica), hoje e amanhã (22 e 23).

Com o tema “Introdução de Políticas de Bem-Estar para Animais de Produção no Brasil”, Portocarrero descreverá as ações desenvolvidas pelo Mapa e órgãos privados do país, além daquelas que estão programadas.

O evento visa a troca de experiências entre organizações de bem-estar animal, governos, políticos, produtores, varejistas e consumidores para não somente aumentar a conscientização, mas produzir melhoras no processo produtivo, na escolha do consumidor e na legislação apropriada.

Os casos apresentados, após análise, poderão ser usados como estratégia global para a conferência da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), em outubro, e também para a Conferência sobre o Comércio Mundial e Bem-Estar de Animais de Produção, a ser realizada pelo Parlamento Europeu, nos dias 20 e 21 de janeiro de 2009.

As informações são do Mapa.

0 Comments

  1. Fernando Cardoso Gonçalves disse:

    Sou contra qualquer política oficial sobre esse tema chamado “Bem Estar Animal”.
    Esse é mais um golpe ao produtor que esse governo quer implantar.

    Ao ditar regras de procedimento, ficaremos todos como se fossemos vinculados a uma grande empresa integradora como sadia, perdigão etc.

    Não podemos cair no erro de aceitar que um deputado acabe criando uma lei contra a utilização de arame farpado nas cercas que dividem a propriedade.

    Mais uma vez o MAPA complica.

  2. Fábio da Costa Henry disse:

    É muito salutar a implantação de políticas de bem estar animal para atender o mercado exterior mais preocupado com a qualidade da carne e com a questão humanitária do abate dos animais de açougue.

  3. Breno Augusto de Oliveira disse:

    Aqui no Xingú matogrossense não existe nenhuma iniciativa de bem estar animal implantada e operacionalizada pelo MAPA!

    Gostaria de saber se realmente existe este tipo de ação desta instituição e em que local?

  4. Gustavo Costa Tiveron disse:

    A política de Bem Estar animal já é implantada em propriedades há muito tempo, mas o que falta é a conscientização.

    Há tempos que não se vê em currais de fazendas (empresas) produtoras de carne e leite as famosas varas de ferrão com pontas que mais se pareciam à lanças.

    Pecuaristas preocupados com os resultados de sua atividade, praticamente proibiram o uso destes artefatos, conscientizando seus funcionários sobre os maus que se pode ter em um manejo mal feito, como perda de peso e estresse desnecessário.

    A prática de Bem Estar, não está somente em não usar ferrões, choques, arames farpados, etc., mas também em utilizarmos raças adaptadas ao meio, fornecimento de forragens e água de boa qualidade, minerais, medicamentos, e tudo o que está envolvido no processo.

    Não é porque alguma pessoa foi à Europa para falar que vamos adotar que nós vamos nos colocar contra essas idéias. Falta por parte desta pessoa também, um pouco de informação sobre como estão nossas propriedades, manejos adotados e tudo mais. Têm que sair do prédio do Ministério e dar uma andada por fazendas em todo Brasil, como fazemos o ano todo, para saber a atual situação da pecuária nacional.
    O Bem Estar animal está aí para todos verem! É uma realidade e já é adotada há muito tempo.