Foi registrado um foco da doença em Esmeraldas, no Equador. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que havia 15 animais infectados em um rebanho de 600 animais.
Na primeira semana de vacinação contra a febre aftosa, foi registrado um foco da doença em Esmeraldas, no Equador. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que havia 15 animais infectados em um rebanho de 600 animais.
Essa informação foi emitida pelo responsável pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica Zoosantária do Serviço Equatoriano de Sanidade Agropecuária, Gustavo Miño.
Por essa razão, a Colômbia determinou a suspensão imediata das importações de bovinos e suínos em pé, bem como de carne crua, sêmen e embriões provenientes do Equador.
O foco surgiu em uma fazenda dedicada à engorda de animais. O proprietário introduziu nove animais no rebanho sem especificar sua origem. As autoridades equatorianas indicaram que estão sendo feitas averiguações e que foram aplicadas medidas para evitar a disseminação da doença, como quarentena dos animais e restrição da movimentação de animais. A reportagem é da agência EFE com dados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).