Síntese Agropecuária BM&F – 30/01/03
30 de janeiro de 2003
Ministro insiste no aumento da cota Hilton
3 de fevereiro de 2003

Capim Andropógon

Tão “incompreendido” quanto a braquiária humidícola é o Capim Andropogón que assim como ela, também é um exímio “farejador” de fósforo. Considerado o rei do cascalho por sua habilidade em se estabelecer em terrenos com essa característica, é um excelente capim para o início das águas já que é o primeiro a brotar, às vezes antes mesmo das primeiras chuvas.

A grande dificuldade de manejo surge por causa do hábito de crescimento cespitoso (ereto) e bastante rápido que causa uma enorme desigualdade no pasto quando se utiliza o pastejo contínuo.

Mesmo com variação de carga, são raríssimas as propriedades que conseguem ter um bom manejo desse capim sem utilização da rotação. Enormes são as perdas anuais de forragem devido ao uso de roçadeiras e até mesmo do fogo para tentar “homogeneizar” o pasto e livrá-lo da macega.

Antes de trocar de capim, experimente mudar a modalidade de pastejo e aumentar a lotação instantânea do pasto de Andropógon transferindo a sobra para capins que podem ser melhor aproveitados na seca.


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br

3 Comments

  1. Marcio Trajano Borges Telles disse:

    Concordo plenamente com tudo e reafirmo que realmente é questão de manejo, porém está na hora de termos mais opções para os pedregulhos que temos em Goiás, visto que o andropogon é tudo isto mesmo que voce disse.

    Caso saiba de alternativas gostaria de conhecer. Tenho 4 propriedades em Goiás, onde hoje me especializei em recria de machos e fêmeas. Estou em processo de formação das propriedades, falta apenas uma para acabar o projeto e sempre me deparo com o problema de opção de pastagem. Já conversei muito com o Armildo de Mato Grosso do Sul, e uma das dicas que gostei muito e implementei foi a troca de 70% de andropogon para 30% de brachiarão, para hoje 70% de brachiarão e 30% de andropogon, mas continuo com o problema de falta de opção.

    Tenho gado Girolando também. Tenho balança, brete, telefones nas propriedades e toda a maquinaria necessária. Estou relatando isso porque como você é um consultor, já entenderá o meu nível de entendimento e aplicação na atividade. Temos um índice pluviométrico da ordem nos últimos 4 anos de 2150 (médias dos anos), altitude de 500 m e seca e águas bem definidas.

  2. Marcus Vinicius dos Santos disse:

    Ola,

    Gostaria de obter informações sobre o capim Andropogon e o Tifton.

    1) Unidade Animal
    2) Produtividade
    3) Custo de implantação por hectare, incluindo adubação.

    Obrigado.

  3. LUCIENE DANTAS DA HORA disse:

    ola , estou com grande dificuldade, tenho variedades de capim. sendo que o tenho
    + andropogon tenho fazenda no oeste Baiano em Wanderley, so que ja estamos com 7 meis q nao chove, e gando esmagrecendo muito mesmo tou dando um bom lambisco, o gado nao que come o capim andropogon, como devo fazer, gostaria de te resposta abraco Luciene da Hora