Cinco bovinos de uma fazenda em Cavalcante (GO) estão com estomatite vesicular. O foco foi confirmado ontem pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo nota divulgada pelo Mapa. Por força do acordo sanitário vigente entre Brasil e Rússia, está suspensa a emissão de certificados de exportação de carne bovina oriunda de animais do estado de Goiás.
Cinco bovinos de uma fazenda em Cavalcante (GO) estão com estomatite vesicular. O foco foi confirmado ontem pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Brasil já notificou todos os países importadores.
Segundo nota divulgada pelo Mapa, a propriedade onde foram detectados os focos da doença ficará interditada até 21 dias após a cura do último animal que manifestou a enfermidade e por se tratar de doença branda, não será necessário o sacrifício de animais Sendo que após esse período, a venda de animais, inclusive dos que apresentaram a doença, está liberada.
Por força do acordo sanitário vigente entre Brasil e Rússia, está suspensa a emissão de certificados de exportação de carne bovina oriunda de animais do estado de Goiás. Os frigoríficos de Goiás podem continuar a exportar para o mercado russo, desde que abatam animais de outras unidades federativas.
Para o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, o foco não deve prejudicar as exportações.
A JBS, em comunicado ao mercado, informa que esta suspensão não impacta negativamente suas exportações visto que a Companhia possui nove unidades produtivas em seis outros Estados (Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná) aptas a produzir e exportar para a Rússia. Além do Brasil, a JBS fornece carne bovina para a Rússia através da Argentina, EUA e Austrália.
O Minerva informou que a localização estratégica das unidades industriais do Minerva em diferentes Estados do Brasil se mostra mais uma vez eficiente com tal restrição sanitária, já que o mercado russo será atendido por outras cinco plantas da Companhia nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Além disso, a exportação a partir das duas plantas de Goiás prosseguirá normalmente para outros destinos.