Nelore Brasil: Veja como foi a 9º etapa do Circuito Boi Verde em Tangará da Serra, MT! (Vídeo)
22 de setembro de 2008
Raça nelore: 130 anos de Brasil
24 de setembro de 2008

Fundo aposta no boi gordo e consegue se proteger

O fundo Guepardo 30 FIM LP, tem apostado no boi gordo, que foi o responsável pela maior parte dos seus ganhos. Nos últimos 12 meses, até o dia 18, a carteira acumula rentabilidade de 68,26% ante 11,36% do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) no período. Para Magalhães os preços do boi gordo estão sendo influenciados mais pelos fatores internos do que pela crise internacional.

O fundo Guepardo 30 FIM LP, tem apostado no boi gordo, que foi o responsável pela maior parte dos seus ganhos. Nos últimos 12 meses, até o dia 18, a carteira acumula rentabilidade de 68,26% ante 11,36% do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI) no período.

Segundo Otávio Magalhães, sócio da Guepardo Investimentos e responsável pelo fundos, o boi gordo estava muito depreciado desde 2006. “Ele chegou a cair mais, bateu a mínima em 17 de setembro, e depois virou e a expectativa é de que a arroba continue em alta até 15 de novembro, pelo menos”, diz Magalhães.

Para Magalhães os preços do boi gordo estão sendo influenciados mais pelos fatores internos do que pela crise internacional. Ocorreu grande abate de matrizes nos últimos anos, causando escassez de oferta, as vacas, que eram vendidas aos frigoríficos nesta época do ano por preços 10% abaixo dos do boi, estão saindo 5% abaixo e a relação de troca, de 2,5 bezerros por um boi gordo, agora está em 2 bezerros por boi. “Por isso esperamos alta ainda por mais uns 40 dias pelo menos”, diz.

Entre os maiores multimercados com alavancagem do mercado, a crise também fez suas vítimas. O Verde, da Credit Suisse Hedging-Griffo, perde 6% no ano até dia 18, acumulando ainda ganho em 12 meses de 6,62%. Já o Gávea Brasil, da Gávea Investimentos, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, perde 4,53% no mês.

Parte dessas perdas pode ter sido recuperada na sexta-feira, dia 19, quando o Índice Bovespa subiu quase 10%. No caso do BNY Mellon Arx Extra, o fundo recuperou 2,90% na sexta-feira. “É um fundo com grandes aplicações em ações, por isso ele é mais volátil”, diz José Alberto Tovar, da BNY Mellon Arx.

A matéria foi publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.