Atacado – 17/12/08
17 de dezembro de 2008
Mercados Futuros – 18/12/08
19 de dezembro de 2008

Rússia afetada pela crise financeira global

A crise financeira global está afetando a economia da Rússia, com a receita com exportações de petróleo e gás (principais direcionadores da economia) caindo bastante desde setembro. A conseqüente escassez de créditos tem tornado o mercado russo menos lucrativo para os exportadores e tem limitado a demanda de importação russa no último trimestre de 2008.

A crise financeira global está afetando a economia da Rússia, com a receita com exportações de petróleo e gás (principais direcionadores da economia) caindo bastante desde setembro. A conseqüente escassez de créditos tem tornado o mercado russo menos lucrativo para os exportadores e tem limitado a demanda de importação russa no último trimestre de 2008, de acordo com dados do European Market Survey.

As importações russas de carne bovina fresca e congelada aumentaram em 19% com relação ao ano anterior durante os primeiros nove meses do ano, até setembro, devido aos crescentes rendimentos na primeira metade de 2008 aumentando a demanda e reduzindo as ofertas domésticas de carne bovina.

As exportações brasileiras de carne bovina à Rússia durante o ano até setembro caíram em 9% com relação ao mesmo período do ano anterior, devido às menores ofertas de gado e à valorização do Real, colocando a participação do Brasil no mercado de importação de carne bovina russa para menos de 50% no período. As exportações de carne bovina argentina à Rússia também caíram em 38% com relação ao mesmo período do ano anterior, devido à continuação das restrições impostas pelo Governo argentino às exportações.

As maiores ofertas do Uruguai, Paraguai e Austrália mais que compensaram a queda nas importações de carne bovina do Brasil e da Argentina no período, com as importações do Uruguai aumentando em 10 vezes, para 76,9 mil toneladas, enquanto os envios do Paraguai aumentaram em 65%, para 68,3 mil toneladas. As importações russas de carne bovina australiana atingiram 48 mil toneladas durante o ano até setembro – 30 vezes o volume enviado durante o mesmo período de 2007 e representando 8% do mercado russo de importação de carne bovina.

A União Européia (UE) foi responsável por 7% das importações totais de carne bovina da Rússia de janeiro a setembro, aumentando levemente com relação ao mesmo período do ano anterior apesar dos maiores preços e escassez na oferta na UE, com a Alemanha sendo o principal fornecedor.

Como resultado da crise financeira global e das incertezas na taxa de câmbio, as importações russas de carne bovina da América do Sul têm caído bem abaixo dos volumes do ano anterior desde setembro, enquanto as importações do produto australiano têm caído significantemente com relação aos altos volumes exportados no começo do ano. As importações russas de carne bovina deverão se recuperar no próximo ano, uma vez o atual acúmulo de produtos nos postos seja liberado.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.