Reposição Fêmea Nelore – 08/04/09
8 de abril de 2009
Março: exportações de carne bovina recuperam; receita aumentou 23,89% em relação a fevereiro
10 de abril de 2009

MS: sindicatos pedem ação do Governo contra demissão

As recentes contratações de empregados por frigoríficos de Mato Grosso do Sul não amenizaram, "nem de longe" o desemprego no setor que já ultrapassa 8 mil profissionais e 14 frigoríficos fechados. A opinião é de lideranças sindicais do Estado que pedem uma ação mais enérgica das autoridades do judiciário e especialmente do executivo federal, uma vez que um volume grande de recursos públicos teriam sido repassados para esse setor em MS.

As recentes contratações de empregados por frigoríficos de Mato Grosso do Sul não amenizaram, “nem de longe” o desemprego no setor que já ultrapassa 8 mil profissionais e 14 frigoríficos fechados. A opinião é de lideranças sindicais do Estado que pedem uma ação mais enérgica das autoridades do judiciário e especialmente do executivo federal, uma vez que um volume grande de recursos públicos teriam sido repassados para esse setor em MS.

“É preciso que o governo fiscalize e exija a contrapartida dessas empresas com a geração de emprego e renda”, comentou o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Mato Grosso do Sul – FTIA/MS, Vilson Gimenez Gregório. Segundo ele, as autoridades precisam ser mais rigorosas já que além de empréstimos financeiros, autorizou também alguns incentivos fiscais ao longo dos anos de grandes faturamentos por esses mesmos frigoríficos que hoje estão de portas fechadas.

O Ministério do Trabalho e Emprego vai apresentar na próxima reunião do Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) pedido para que seja ampliada em dois meses a concessão do seguro-desemprego aos mais de 8 mil demitidos dos frigoríficos e abatedouros de Mato Grosso do Sul.

O pleito será encaminhado pelo ministro-interino, André Figueiredo, ao Codefat, na reunião do colegiado prevista para a primeira quinzena de maio. O compromisso foi assumido durante uma reunião no Ministério do Trabalho onde participaram alguns sindicalistas de MS.

As informações são do MS Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.