Durante a primeira parte desta década, o mercado de alimentos e bebidas orgânicas cresceu rapidamente; as vendas nos Estados Unidos e nos nove maiores mercados da Europa atingiram mais de US$ 40 bilhões em 2007. Entretanto, o crescimento parece ter desacelerado no mercado em 2008. Com a recessão econômica continuando em 2009, a disposição dos consumidores em pagar mais por produtos orgânicos será testada, de acordo com o novo estudo da Business Insights.
Durante a primeira parte desta década, o mercado de alimentos e bebidas orgânicas cresceu rapidamente; as vendas nos Estados Unidos e nos nove maiores mercados da Europa atingiram mais de US$ 40 bilhões em 2007. Entretanto, o crescimento parece ter desacelerado no mercado em 2008. Com a recessão econômica continuando em 2009, a disposição dos consumidores em pagar mais por produtos orgânicos será testada, de acordo com o novo estudo da Business Insights.
Apesar disso, a demanda por alimentos e bebidas orgânicas continua resiliente em alguns mercados importantes e setores de produtos por várias razões. Primeiro, grandes compradores de orgânicos normalmente têm uma renda disponível significantemente maior do que a média e até agora não foram fortemente afetados pela recessão. Em segundo lugar, a diferença de preço entre muitos produtos orgânicos e produtos tradicionais tem se contraído nos últimos anos, o que tem aumentado a relutância dos consumidores em voltar às alternativas não orgânicas mais baratas.
Em 2008, o setor de alimentos e bebidas orgânicas tiveram melhor desempenho do que o setor de alimentos em geral, apesar de a taxa de crescimento ter desacelerado na segunda metade do ano.
De acordo com o relatório, a Europa alcançou a América do Norte (41%) como a principal região para novos produtos orgânicos, sendo responsável por mais de 45% dos lançamentos em 2008. Por outro lado, a região da Ásia-Pacífico foi responsável por menos de 7% do desenvolvimento de novos produtos orgânicos em 2008.
A característica de “luxuoso” ultrapassou a de “natural” como marca dos novos produtos orgânicos em 2008. O uso do termo luxuoso reflete a intenção dos processadores de reforçar a ligação entre produtos orgânicos e melhor qualidade.
Alguns produtores de orgânicos pediram por um relaxamento nos critérios de certificação, refletindo as maiores pressões nos custos. As organizações certificadoras não abriram mão de seus rígidos padrões, incluindo o uso de ração orgânica.
Em 2009 e em 2010, a taxa de crescimento do setor orgânico deverá desacelerar consideravelmente e as vendas totais deverão permanecer estáveis em mercados como EUA, Reino Unido e Alemanha. A demanda por carnes e seus derivados deverá enfraquecer.
A reportagem é do MeatPoultry.com, traduzida e adaptada pela equipe BeefPoint.