Mercado Físico da Vaca – 26/06/09
26 de junho de 2009
Mercados Futuros – 29/06/09
30 de junho de 2009

Produtores dos EUA promovem carne no Japão e na Coreia do Sul

Uma delegação de seis produtores representando o Conselho da Indústria de Carne Bovina de Iowa, a Comissão de Promoção do Milho de Iowa, o Conselho de Carne Bovina de Nebraska e a Comissão do Milho de Nebraska chegaram em Tóquio para uma missão comercial organizada pela Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF) para promover a carne bovina oriunda de animais alimentados com milho no Japão e na Coreia do Sul.

Uma delegação de seis produtores representando o Conselho da Indústria de Carne Bovina de Iowa, a Comissão de Promoção do Milho de Iowa, o Conselho de Carne Bovina de Nebraska e a Comissão do Milho de Nebraska chegaram em Tóquio para uma missão comercial organizada pela Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF) para promover a carne bovina oriunda de animais alimentados com milho no Japão e na Coreia do Sul.

O grupo começou suas atividades em 23 de junho, com reuniões com compradores de carne, processadores e varejistas do Japão. Membros da equipe se reuniram com mais representantes da indústria em 24 de junho, incluindo importadores, distribuidores e operadores de frigoríficos. A USMEF também fez uma conferência de imprensa e demonstrações de cortes de carne bovina que permitiram que o grupo discutisse questões atuais da indústria de carne bovina com repórteres e compartilhasse suas histórias pessoais como produtores rurais.

O produtor de milho e soja de Seward, Nebraska, Alan Tiemann, está representando a Agência do Milho de Nebraska na missão comercial. Ele enfatizou a importância das exportações de carne bovina na lucratividade dos produtores de milho dos EUA. “Como produtores de milho, percebemos que a indústria pecuária é nosso cliente número 1 e que precisamos apoiar as exportações de carne bovina”. Tiemann disse também que é muito gratificante ver que os esforços promocionais da USMEF estão dando bons resultados no Japão, agregando que a carne bovina está sendo bem recebida.

Essas observações foram repetidas pela operadora de confinamento e produtora de grãos de Odebolt, Iowa, Terri Carstensen, que está representando o Conselho da Indústria de Carne Bovina de Iowa na missão comercial. “Todos que encontramos estão muito otimistas com a carne bovina dos EUA. Nas promoções nas lojas que observamos, havia longas filas de consumidores, especialmente mães com crianças, experimentando e comprando a carne bovina dos EUA. Dava pra ver a cara desses consumidores – jovens e velhos também – realmente gostando do sabor e da qualidade de nosso produto”.

Ela disse que os consumidores no Japão estão muito satisfeitos por se encontrar cara a cara com produtores rurais que produzem a carne bovina dos EUA e por ter a oportunidade de aprender mais sobre os produtos que estão comprando.

Sobre o limite de idade do gado imposto pelo Japão – que só compra carne dos EUA de animais de menos de 20 meses de idade -, Tiemann e Carstensen falaram sobre a necessidade desse limite aumentar para que todo o potencial do mercado seja alcançado. “Quando visitamos importadores, varejistas e compradores de carnes aqui no Japão, todos eles apoiaram um limite maior de idade”, disse Tiemann. “Eles podem definitivamente utilizar mais carne bovina dos EUA se puderem obter o produto, de forma que estamos esperançosos de que nossos governos resolverão essa questão em breve e, então, nós estaremos aptos a abrir esse mercado de exportação”.

As informações são do site da USMEF (www.usmef.org), traduzidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.