As Associações dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e de Mato Grosso (ACNMT) e o Governo do Estado de Mato Grosso lançam, no próximo sábado (13/04), o primeiro exemplar mato-grossense de gado Nelore Natural. O lançamento é fruto de um convênio que vai implantar no Estado o Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), desenvolvido pela ACNB.
A Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários (Saaf) vai estender os benefícios do Programa Mato-grossense de Melhoramento da Pecuária (Prommepe) aos pecuaristas que tiverem carcaças classificadas no PQNN. O maior atrativo é a renúncia fiscal de 5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a venda do boi.
O programa, lançado em agosto em Rondônia, já abateu 34 mil cabeças de Nelore, carne que abastece hoje o mercado interno e principalmente o Estado de São Paulo. A meta, com a implantação do PQNN no Estado, é chegar ao final de 2002 com um abate de 387 mil animais.
Para ser “natural”, o Nelore pode ter até 25% do seu sangue resultado do cruzamento de outras raças zebuínas, ter até seis dentes permanentes incisivos, o que determina uma idade de três anos a três anos e meio, e ter de 15 a 19 arrobas. A gordura máxima permitida para a classificação de carcaça do animal é de dois a oito milímetros de espessura. “Acima disso, o animal, macho ou fêmea, é desclassificado e não recebe o selo de qualidade”, observa o responsável pelo departamento de planejamento da ACNB, André Locateli.
O convênio será assinado pelo presidente da ACNB, Carlos Viacava, pelo governador do Estado do Mato Grosso, Rogério Salles, pelo secretário de Agricultura, Otávio Palmeira dos Santos, e pelo presidente da ACNMT, Gilberto Porcel, na Fazenda Cibrapa, em Barra do Garças (MT).
Fonte: Diário de Cuiabá (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint