Indústria de carnes dos EUA lançará nova campanha promocional
11 de abril de 2002
Resultados do Enipec 2002
15 de abril de 2002

Criadores de Mato Grosso lançam exemplar de Nelore Natural

As Associações dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e de Mato Grosso (ACNMT) e o Governo do Estado de Mato Grosso lançam, no próximo sábado (13/04), o primeiro exemplar mato-grossense de gado Nelore Natural. O lançamento é fruto de um convênio que vai implantar no Estado o Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN), desenvolvido pela ACNB.

A Secretaria de Agricultura e Assuntos Fundiários (Saaf) vai estender os benefícios do Programa Mato-grossense de Melhoramento da Pecuária (Prommepe) aos pecuaristas que tiverem carcaças classificadas no PQNN. O maior atrativo é a renúncia fiscal de 5% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a venda do boi.

O programa, lançado em agosto em Rondônia, já abateu 34 mil cabeças de Nelore, carne que abastece hoje o mercado interno e principalmente o Estado de São Paulo. A meta, com a implantação do PQNN no Estado, é chegar ao final de 2002 com um abate de 387 mil animais.

Para ser “natural”, o Nelore pode ter até 25% do seu sangue resultado do cruzamento de outras raças zebuínas, ter até seis dentes permanentes incisivos, o que determina uma idade de três anos a três anos e meio, e ter de 15 a 19 arrobas. A gordura máxima permitida para a classificação de carcaça do animal é de dois a oito milímetros de espessura. “Acima disso, o animal, macho ou fêmea, é desclassificado e não recebe o selo de qualidade”, observa o responsável pelo departamento de planejamento da ACNB, André Locateli.

O convênio será assinado pelo presidente da ACNB, Carlos Viacava, pelo governador do Estado do Mato Grosso, Rogério Salles, pelo secretário de Agricultura, Otávio Palmeira dos Santos, e pelo presidente da ACNMT, Gilberto Porcel, na Fazenda Cibrapa, em Barra do Garças (MT).

Fonte: Diário de Cuiabá (por Marianna Peres), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.