Introdução
Devido às exigências de qualidade de carne determinadas pelo mercado, a pecuária de corte brasileira vem se tornando cada vez mais especializada. A utilização de tecnologias inovadoras da forma correta é primordial para atender a necessidade do mercado por carne de qualidade. IGENITY®, a unidade de serviços genéticos da Merial Saúde Animal Ltda, desenvolveu e validou painéis de marcadores moleculares para características economicamente relevantes, dentre elas, para maciez (genes da calpaína e da calpastatina). Os resultados comerciais do painel para maciez são apresentados em escores de 1 a 10, onde o escore 1 está relacionado à maior força de cisalhamento para o rompimento das fibras musculares (carne menos macia) e o escore 10 à menor força de cisalhamento para o rompimento das fibras musculares (carne mais macia). A Pilar PPK realizou o trabalho para verificar o efeito de acasalamentos feitos com diferentes combinações de escores IGENITY® para maciez.
Material e metodos
Foram utilizadas as informações de acasalamentos de 41 fêmeas e 30 machos, selecionados e acasalados pelos critérios tradicionalmente utilizados pela Pilar PPK, e as informações de escores IGENITY® para maciez dos 281 animais resultantes desses acasalamentos. As diferentes combinações de acasalamentos e os escores IGENITY® para maciez da progênie foram analisados para verificação das performances dos mesmos.
Resultados e discussão
Figura 1. Frequências dos escores IGENITY® para maciez e linhas de tendências das progênies para as diferentes combinações de acasalamentos.
Tabela 1. Frequências e média dos escores IGENITY® para maciez das progênies e distribuição das combinações utilizadas para os acasalamentos
Na figura 1 e na tabela 1 estão demonstrados os escores das progênies, sendo que os escores dos pais estão indicados com a letra T acompanhados do escore IGENITY® para maciez (ex: T4XT3 – acasalamento entre animais de escore 4 e animais de escore 3). Foi observado que em todas as combinações de acasalamentos que havia animais de escore 7 (escore máximo encontrado), os escores da progênie foi igual ou superior ao dos pais de escore menor. Acasalamentos entre indivíduos de escores 6 e 4 produziram 3,13% de animais escore 7 e 90,63% de animais entre os escores 4 e 6. De um modo geral, acasalamentos realizados entre indivíduos de escores maiores e indivíduos de escores menores produziram progênies com escores maiores ou iguais aos dos pais de escores menores. No entanto, como esperado, foram obtidos indivíduos com escores menores e indivíduos com escores maiores que aos dos pais, no entanto, isso ocorreu em menor proporção. Nos acasalamentos entre indivíduos de mesmo escore, a maior parte da progênie apresentou escores iguais ou superiores aos dos pais. Algumas combinações produziram indivíduos de escores menores que os dos pais.
Conclusões
Numa visão de genética populacional, podemos concluir que a tecnologia de marcadores moleculares pode ser utilizada para seleção e acasalamento dirigido, sendo que quando utilizados animais de escores superiores para acasalamentos podemos melhorar os escores IGENITY® para maciez e consequentemente, aumentar a freqüência de alelos favoráveis (genes) para produção de indivíduos de carne mais macia no rebanho.
Parte do resumo publicado no Congresso Internacional do Brahman 2009 – Rio de Janeiro – RJ”.
Para saber mais sobre o uso dos marcadores moleculares IGENITY® para maciez entre em contato pelo box abaixo: