Reconhecida por seu rigoroso trabalho de seleção genética com a raça Angus e pelo abate superprecoce de terneiros, a Fazenda Ana Paula, de Aceguá/RS, passará a agregar mais um elemento de garantia de qualidade aos seus produtos. A partir de agora, todos os bovinos abatidos para a produção de carnes com a marca Ana Paula serão acompanhados desde o nascimento até o abate pelo Sistema Integrado de Rastreabilidade Bovina (Sirb). A parceria entre a Ana Paula e a Planejar, que desenvolveu o Sirb em conjunto com a Federação da Agricultura do Estado (Farsul), foi anunciada ontem (15), em Porto Alegre.
Até o final do mês, os técnicos da Planejar devem começar a brincar bovinos da propriedade de Aceguá e de produtores integrados, que fornecem animais dentro dos padrões exigidos pela Ana Paula. Com um contrato de exclusividade com a rede Sonae desde o início de junho, a empresa entrega toda a sua produção para o supermercado, que faz o abate em frigorífico próprio e a distribuição das carnes embaladas em suas lojas.
De olho nas novas exigências do mercado mundial, a Ana Paula Agropastoril decidiu se antecipar e oferecer um produto com garantia total de qualidade aos consumidores brasileiros. A iniciativa é considerada inédita no país. Além do selo Fazenda Ana Paula, os cortes dispostos nas gôndolas dos supermercados apresentarão na embalagem o número de identificação do lote, com todas as informações sobre a vida do exemplar. “Esse acompanhamento é sinônimo de segurança alimentar”, observa o diretor da Ana Paula, Martim Luiz Teixeira da Luz.
Hoje, conforme o empresário, a empresa entrega 1,2 mil bovinos por mês ao Sonae para abate, dos quais 40% são produzidos na propriedade. O restante é fornecido pelos pecuaristas integrados, que terão todos os custos da rastreabilidade bancados pela Ana Paula. “Nossa expectativa é que essa iniciativa se transforme em preço a médio prazo”, destaca Luz.
O gerente nacional de Carnes do Sonae, Idênio Belmonte, também está otimista. A projeção é de que a oferta de cortes com certificação de origem resulte em um crescimento de 10% nas vendas de carnes da empresa. Ele informa que a meta também é ampliar a distribuição desses produtos com a marca Ana Paula, que hoje é feita em Porto Alegre e no interior do Estado, para as lojas da rede localizadas em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint