A Cabanha da Figueira, de Camaquã, ganhou seu quarto grande campeonato na Expointer. A conquista na raça Charolês, categoria mocho, veio com a fêmea Jotabe Novice (1376), bicampeã em Esteio. O proprietário, André Berta, destaca a curiosidade do ventre ter sido eleito, junto com as filhas Jotabe Seduction (1353) e Jotabe Raissa (1370), melhor trio. “Ela confirmou sua performance e a progênie”.
A Cabanha Figueira divide JB Novice com a Rima Agropecuária, de Minas Gerais, que comprou metade da fêmea no ano passado. Mas quem tiver interesse em adquirir a genética da campeã terá a oportunidade no leilão de elite da raça amanhã (29) à noite, onde a filha da campeã, JB Seducion, estará em pista. Um das características destacadas pelo jurado foi a boa conformação da fêmea e a boa capacidade reprodutiva.
A Figueira, atualmente com plantel de 600 PO e PC, terá dois touros na briga pelo grande campeonato Charolês, categoria aspado, e tenta o título de Suprema com Novice. A roseta de reservada ficou com Apomedil 892 Linear (1364), da Apomedil Agropecuária, de Lajeado.
Na disputa dos machos, sagrou-se campeão Azzamm 01736 Lancelote (1338) da Cabanha Santa Maria do Pinhal, de Júlio de Castilhos, que levou para casa seu último título na Expointer 2000. O macho Nbo Gladiador do Boqueirão (1325), da Cabanha Boqueirão, de São Francisco de Assis, foi escolhido reservado. O campeão, para o jurado, se destacou pela sua versatilidade. Mazza trouxe este ano para Esteio 12 animais da raça, sendo três mochos e nove aspados. Em sua propriedade ele trabalha para obter um plantel de seleção e vender genética de qualidade como esta do campeão, salienta.
O juiz Augusto Mascarenhas de Souza ressaltou o bom nível dos 59 animais em pista. Entre os machos, o pecuarista destacou a boa locomoção, aprumos e correção de lombo. As fêmeas chamaram atenção pela harmonia. O julgamento dos aspados, com 141 concorrentes, começou ontem (27) e hoje define seus grandes campeões na mostra.
Fonte: Correio do Povo/RS e Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint