Desenvolvimento capitalista
30 de agosto de 2002
Canal aberto entre Mercosul e União Européia
3 de setembro de 2002

Camaru quer fortalecer agronegócio em Uberlândia

A 39a Exposição Agropecuária de Uberlândia, Camaru 2002, iniciada no último dia 28, tem a intenção de fortalecer o setor de agronegócio em Uberlândia. Esse é o grande diferencial da feira local, se comparada às demais realizadas no País, reforça o presidente do Sindicato Rural, Paulo Roberto Andrade. Ele revela que a entidade está investindo em ferramentas tecnológicas que visam auxiliar os produtores rurais nos mais variados segmentos.

“Queremos que a cidade se torne a capital do agronegócio”, antecipa Andrade, argumentando que a cidade é sede das maiores empresas de biotecnologia do mundo e das três maiores empresas processadoras de grãos de Minas Gerais, o que acaba contribuindo para o fortalecimento do agronegócio. Na pecuária, o presidente do sindicato lembra que o cruzamento industrial na cidade também é muito forte. “Representamos, num raio de 600 quilômetros, mais de 60% do PIB brasileiro”, quantifica.

Nesse sentido, o Camaru 2002 está promovendo eventos relacionados com a tecnologia no campo, tais como o 4o Encontro Nacional do Boi Verde – a Pecuária Sustentável, e o Agripecshow. O primeiro terminou sábado (31) e teve a participação de mais de 800 produtores. Foram discutidos temas atuais e polêmicos, entre os quais: a rastreabilidade da carne e as oportunidades do mercado externo. O Agripcshow terá início nesta terça-feira (03) no auditório do Sindicato Rural.

Quanto à movimentação de negócios, estimada para esta edição em R$ 45 milhões, 10 milhões a mais que no ano passado, Andrade lembra que os negócios gerados fora do parque de exposições devem ser considerados. Segundo ele, os números movimentados com passagens aéreas, hospedagens, impostos e empregos são bastante expressivos. Ele lembra que, só no evento do Boi Verde, 18 estados foram representados e 5% de toda a pecuária nacional. “Os negócios gerados pelo Camaru merecem o respeito de toda a região”, avalia.

Fonte: Jornal Correio/Uberlândia(por Sabrina Guerra), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.