Mercado Físico da Vaca – 02/09/09
2 de setembro de 2009
Mercados Futuros – 03/09/09
4 de setembro de 2009

JBS deixa quadro de associados da Abiec

O gigante mundial do setor de carnes JBS-Friboi não faz mais parte da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), a entidade responsável pelo avanço das exportações brasileiras por quase duas centenas de países nos últimos anos.

Segundo informou a Folha de S. Paulo, o gigante mundial do setor de carnes JBS-Friboi não faz mais parte da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), a entidade responsável pelo avanço das exportações brasileiras por quase duas centenas de países nos últimos anos.

O motivo da saída da JBS da entidade exportadora foram discordâncias com outros associados nos novos rumos da entidade.

A situação se agravou porque, com prepotência, a JBS quer impor rumos diferentes à entidade, o que os outros 16 membros não concordam, disse ontem à Folha um participante desse setor. Eles querem impor novos rumos com os quais não concordamos. Já que somos maioria, eles saem, disse a fonte.

A JBS confirmou à Folha que deixou a Abiec e que, até este momento, foi uma das maiores contribuintes para o avanço da entidade brasileira do setor de carnes.

Presente em quatro dos principais países produtores de carne bovina no mundo -Brasil, Argentina, Estados Unidos e Austrália-, a JBS é líder mundial em exportações nesse setor. A capacidade diária de abate da empresa já supera as 74 mil cabeças de animais. Com a aquisição da Swift and Company, a empresa entrou no mercado de carne suína e agora se especula que a empresa pode estar prestes a participar também do setor de avicultura.

As informações são de Mauro Zafalon, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Louis Pascal de Geer disse:

    Sem JBS-FriBoi a ABIEC, para mim, implodiu e deve aproveitar a oportunidade para se reinventar e começar a atender e entender como tratar os consumidores finais em todo mundo e ser um ponte entre produtor e consumidor.
    Vamos ver o que vai acontecer!

  2. Rogério Dias disse:

    JA ESTA NO SETOR DE AVICULTURA ………….LEIA ABAIXO

    De acordo com o jornal de negócios norte-americano Wall Street Journal, o grupo brasileiro JBS S.A., maior produtor de carne do mundo, arrematou por US$ 2 bilhões o Pilgrim’s Pride, maior frigorífico de frango dos Estados Unidos e o segundo maior do México. A empresa, que tem sede no Texas e emprega 56 mil pessoas, decretou falência em dezembro de 2008.

    Antes de adquirir o Pilgrim’s Pride, o grupo brasileiro já contava com 33 abatedouros no País (um deles em Paiçandu, região metropolitana de Maringá), além de dez unidades nos Estados Unidos, seis na Argentina e quatro na Austrália, num total de 40 mil empregados. Antes da bancarrota, o Pilgrim’s Pride processava 44 milhões de aves por semana, em 16 Estados americanos e no México. Em 2006, as vendas da empresa foram de US$ 5,2 bilhões.

    SDS
    ROGÉRIO

  3. José Luiz Martins Costa Kessler disse:

    Esta notícia deveria ser melhor explorada. Quais seriam as discordâncias que motivaram a saída? Que rumos que estariam sendo prepotentemente impostos?
    De qualquer forma não é uma boa notícia. Particularmente, me parece uma perda de imagem pública, uma perda de representação muito significativa e uma perda para toda a cadeia da carne brasileira.