Redefinição de zonas livres de febre aftosa
10 de setembro de 2002
Frigoríficos arcam com custos da rastreabilidade
12 de setembro de 2002

Brasil exporta cultura zebuína para Bolívia

Aproveitando viagem que fará à Bolívia como representante da ABCZ na Exposição de Santa Cruz de La Sierra, o diretor João Machado Prata Júnior visita universidades com objetivo de ampliar intercâmbio cultural.

O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) João Machado Prata Júnior, estará na Bolívia de 18 a 23 de setembro para representar a entidade na Exposição Nacional de gado Zebu de Santa Cruz de La Sierra. O diretor da ABCZ participará de leilões organizados pelos pecuaristas Oswaldo Monasterio e Luis Saavedra.

João Machado, que também é e presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), percorrerá universidades bolivianas especializadas em cursos de Ciências Agrárias. O objetivo é ampliar o intercâmbio de conhecimentos sobre a zebuinocultura entre os estudantes dos dois países.

O primeiro passo para as parcerias foi dado durante a Expozebu 2002 a diretoria da Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba (Fazu) e o presidente da Associação Boliviana de Criadores de Zebu (Asocebu), Eduardo Añez, assinaram convênio para garantir meia bolsa de estudo para alunos bolivianos estudarem zootecnia no Brasil.

O convênio é fruto de negociações entre a ABCZ, Fazu e a Asocebu para fortalecer ainda mais as relações entre Brasil e Bolívia. “A Bolívia tem se mostrado muito eficiente na criação de zebu. E a ABCZ sempre colaborou tecnicamente com o melhoramento do rebanho daquele país. Por isso, incentivamos ações que proporcionem a troca de conhecimentos e estimulem a disseminação do melhor que existe dentro das raças zebuínas,” diz João Machado.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ (por Renata Thomazini)

Os comentários estão encerrados.