Aproveitando viagem que fará à Bolívia como representante da ABCZ na Exposição de Santa Cruz de La Sierra, o diretor João Machado Prata Júnior visita universidades com objetivo de ampliar intercâmbio cultural.
O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) João Machado Prata Júnior, estará na Bolívia de 18 a 23 de setembro para representar a entidade na Exposição Nacional de gado Zebu de Santa Cruz de La Sierra. O diretor da ABCZ participará de leilões organizados pelos pecuaristas Oswaldo Monasterio e Luis Saavedra.
João Machado, que também é e presidente do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), percorrerá universidades bolivianas especializadas em cursos de Ciências Agrárias. O objetivo é ampliar o intercâmbio de conhecimentos sobre a zebuinocultura entre os estudantes dos dois países.
O primeiro passo para as parcerias foi dado durante a Expozebu 2002 a diretoria da Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba (Fazu) e o presidente da Associação Boliviana de Criadores de Zebu (Asocebu), Eduardo Añez, assinaram convênio para garantir meia bolsa de estudo para alunos bolivianos estudarem zootecnia no Brasil.
O convênio é fruto de negociações entre a ABCZ, Fazu e a Asocebu para fortalecer ainda mais as relações entre Brasil e Bolívia. “A Bolívia tem se mostrado muito eficiente na criação de zebu. E a ABCZ sempre colaborou tecnicamente com o melhoramento do rebanho daquele país. Por isso, incentivamos ações que proporcionem a troca de conhecimentos e estimulem a disseminação do melhor que existe dentro das raças zebuínas,” diz João Machado.
Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ (por Renata Thomazini)