Três dias de vendas dos touros jovens aprovados pelo CAT 2002, o maior projeto de avaliação de tourinhos do País.
450 touros jovens de 11 raças de corte diferentes, provados pelo Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), o maior projeto de avaliação de tourinhos do País, serão colocados à venda no 3o Leilão Nacional de Touros Jovens Avaliados – CAT 2002, programado para os dias 7 a 9 de novembro de 2002, na Chalet Agropecuária (Uberlândia, MG). Participarão do leilão do CAT machos das raças Nelore (padrão e mocho), Angus, Blonde D’Aquitaine, Braford, Brangus, Bravon, Limousin, Pardo-Suíço Corte, Santa Gertrudis, Simbrasil e Simental, todos com idade média 12/15 meses.
“O 3o Leilão do CAT venderá somente animais classificados como Elite e Superior, rigidamente avaliados durante 154 dias na própria Chalet Agropecuária, em Uberlândia. Os touros jovens levados a leilão – selecionados em um universo de 746 machos levados por mais de 130 criadores das mais diversas regiões do País – foram provados em oito avaliações técnicas. São elas: ganho de peso diário, perímetro escrotal, CPM (conformação, precocidade e musculosidade), umbigo, área de olho de lombo, espessura de gordura e, no caso das raças européias, nível de marmoreio”, informa Luiz Eduardo Batalha, proprietário da Chalet Agropecuária e idealizador do CAT. “Trata-se de um excelente negócio para criadores que desejam melhorar a qualidade genética do seu rebanho, utilizando touros jovens comprovadamente melhoradores”, ressalta Batalha.
As avaliações, manejo e acompanhamento dos animais do CAT durante o teste de performance foram coordenados por profissionais e empresas da mais alta qualificação, como: Nutrição – prof. Dante Pazzanese Lanna (Esalq/USP, Piracicaba/SP); Ultrassonografia – prof. José Bento S. Ferraz (FZEA/USP, Pirassununga/SP); DEPs – geneticista Luiz Alberto Fries, consultor da Lagoa da Serra; Saúde Animal – Tecfarm, Uberlândia/MG; Mensurações – Lagoa da Serra, Sertãozinho/SP; e Alimentação e Manejo – Chalet Agropecuária, Uberlândia/MG.
Sobre o CAT
O Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), implantado na unidade da Chalet Agropecuária, em Uberlândia/MG, é resultado de parceria da Chalet, Lagoa da Serra, Allflex e Tortuga. O CAT propõe-se a identificar os melhores animais de cada raça em termos de desempenho, por meio do processo de pré-seleção com base em informações individuais coletadas durante os 154 dias do teste de performance. Após a conclusão do teste e a escolha dos melhores touros jovens de cada raça, os melhores (classificados como Elite e Superior) participam de um grande leilão nos dias 7 a 9 de novembro. Além disso, a Lagoa da Serra, empresa líder no mercado de inseminação artificial de bovinos, compromete-se a contratar pelo menos um touro jovem de cada raça para ser doador de sêmen na central.
Informações adicionais sobre o 3o Leilão Nacional de Touros Jovens Avaliados – CAT 2002 podem ser obtidas através do formulário abaixo.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações