Mercado Físico da Vaca – 06/10/09
6 de outubro de 2009
Palestras e palestrantes do Workshop Pecuária de Cria – 22-10, São Paulo, SP
8 de outubro de 2009

EUA: AMI faz campanha contrária à “Segunda sem carne”

O Instituto Americano de Carnes dos Estados Unidos (American Meat Institute - AMI) está pedindo que as Escolas Públicas de Baltimore reconsiderem sua decisão de manter as "Segundas sem carne", dizendo que os produtos de carnes vermelhas e brancas são partes essenciais de uma dieta balanceada. Isso porque o sistema de Escolas Públicas de Baltimore se tornou na semana passada o primeiro dos EUA a se comprometer a não servir carnes nas segundas-feiras, de acordo com a organização por trás da campanha chamada "Segunda sem carne" (Meatless Monday). Isso significa que 80.000 estudantes não terão carne como opção no cardápio nas segundas-feiras.

O Instituto Americano de Carnes dos Estados Unidos (American Meat Institute – AMI) está pedindo que as Escolas Públicas de Baltimore reconsiderem sua decisão de manter as “Segundas sem carne”, dizendo que os produtos de carnes vermelhas e brancas são partes essenciais de uma dieta balanceada. Isso porque o sistema de Escolas Públicas de Baltimore se tornou na semana passada o primeiro dos EUA a se comprometer a não servir carnes nas segundas-feiras, de acordo com a organização por trás da campanha chamada “Segunda sem carne” (Meatless Monday). Isso significa que 80.000 estudantes não terão carne como opção no cardápio nas segundas-feiras.

A campanha “Segunda sem carne” é uma iniciativa patrocinada pelo Grace Spira Project da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. O nome Spira se refere ao ativista dos direitos dos animais, Henry Spira, fundador da Animal Rights International.

“Certamente vocês sempre ofereceram opções vegetarianas em seu cardápio”, disse o presidente e diretor executivo do AMI, Patrick Boyle, em uma carta a Andrés A. Alonso, diretor executivo da Baltimore City Schools. “Agora, vocês estão removendo os pratos de carne vermelha ou branca nas segundas-feiras, privando as crianças e seus pais da capacidade de determinar o que é apropriado para suas dietas e suas próprias circunstâncias pessoais”.

Boyle estimulou Alonso a visitar a série de vídeos do projeto Meatrix (www.theMeatrix.com) para entender melhor a organização por trás da iniciativa. “Esses vídeos buscam manipular e enganar as crianças através de desenhos inteligentes, mas com fatos errados que imitam o filme ‘The Matrix’. No final das contas, o grupo busca um fim ao sistema de produção de alimentos eficiente e avançado dos EUA que distribui aos norte-americanos o abastecimento mais abundante e acessível do mundo”.

“Estou confiante de que vocês estão preocupados não somente com a educação de nossos estudantes, mas também com sua saúde e status nutricional. Eu peço a vocês que reconsiderem essa decisão para permitir que as crianças todos os dias que forem à escola tenham acesso ao alimento mais denso em nutrientes disponível: os produtos de carnes vermelhas e brancas. Suas crianças, em particular, merecem essa escolha”, concluiu Boyle.

No Brasil a campanha “Segunda sem carne” está sendo promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), clique aqui para ler mais sobre o assunto e dar sua opinião sobre como o setor deve agir diante de campanhas desse tipo.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

2 Comments

  1. Clédio Luiz Fabre disse:

    Não está evidente que desde os primordios, o ser humano vive de proteina animal? E que está aprovado que o desenvolvimento intelectual do homem esta relacionado ao acesso facíl a esta proteina. Agora, eu já vejo que toda a pessoa carnívora come verduras. Porque todas as pessoas vegetariana quer que todos, só comem verduras? Toda as minhas gerações que comem carne estão ultrapassando a barreiras dos 80 anos; pergunto, preciso arriscar; e ainda viver sem ter o prazer de comer um churrasco?

    Clédio.
    Tapurah – MT.

  2. carlos viacava disse:

    Miguel,
    Faça eles aderirem à campanha “dia do churrasco”, toda 2ªfeira.
    Carlos