O reprodutor Kulal AJ, da Agropecuária Jacarezinho (Valparaíso, SP) é a grande estrela da Jacarezinho Genetics, central recém-criada pela Jacarezinho em parceria com a Accelerated Genetics e Santa Clara Genética. “Desde 1996, Kulal vem causando impacto no rebanho brasileiro. Em 1998, sua primeira avaliação completa já foi suficiente para colocá-lo em segundo lugar nos sumários Aliança Nelore e Conexão Delta G. A partir de então, assumiu, isoladamente, a liderança dessas importantes fontes de referência para a pecuária moderna”, afirma Luiz Fernando Boveda, médico veterinário da Jacarezinho.
Kulal AJ também é destaque nos sumários de diversos programas de melhoramento genético do País, como PAINT (Programa de Avaliação e Identificação de Novos Touros), Qualitas e CFM (perímetro escrotal). “Esta qualidade genética impressionante é evidenciada em seus filhos, que já estão sobressaindo nos sumários por ser produtivos, férteis e precoces”, completa Boveda.
De fato, suas progênies apresentam grande equilíbrio entre ganho de peso, rendimento e cobertura de gordura, que resulta numa excepcional padronização do rebanho. Além disso, apresentam excelente peso pós-desmama, ou seja, não são animais que exigem muito de suas mães e assim não causam desgastes evitando problemas de reconcepção.
Precocidade sexual também é uma das marcas registradas do reprodutor. De acordo com Juliana Sesana, supervisora da área de melhoramento genético da Jacarezinho, na safra de 2002 alguns dos filhos do Kulal, com média aos 13 meses de idade, apresentaram média de perímetro escrotal de 32 centímetros. E não é só: algumas de suas filhas apresentaram cios desde os 10 meses de idade. “Não é à toa que 61% as filhas de Kulal emprenham aos 16 meses de idade, enquanto a média dos outros touros é de 24%”, informa Juliana.
Esta superioridade é resumida num só conceito: outlier. Segundo Luiz Fernando Boveda, são considerados outliers os touros que apresentam dados extremamente superiores à média da população. Com cerca de 6.300 filhos avaliados, Kulal sobressai-se extraordinariamente da média nas características de precocidade de terminação e musculosidade ao sobreano, perímetro escrotal ajustado para peso e idade, e ainda, idade ao primeiro parto. “Este animal excepcional é o melhor exemplo de que é possível nortear a seleção do Nelore para outros patamares de produtividade e lucratividade, indo muito além de suas progênies. Kulal tem a capacidade de corrigir extremos e redirecionar programas de seleção”, conclui Ian David Hill, gerente geral da Agropecuária Jacarezinho.
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações, adaptado por Equipe BeefPoint