São Paulo será sede da próxima ExpoBrangus
31 de outubro de 2002
Mesmo com arroba em alta pecuaristas do MS não ganham
4 de novembro de 2002

Tourinhos Nelore Zancaner ficam entre os 10 melhores na Prova do IZ de Sertãozinho

Os dois bezerros Nelore PO de Beatriz Salles Zancaner e Filhos participantes da 51a Prova de Ganho de Peso do Instituto de Zootecnia (Sertãozinho, SP), encerrada em meados de outubro, ficaram entre os Top 10 animais da prova, classificando-se na categoria Elite. Um garrote de 1 ano de idade, filho do reprodutor Jambu do Guirahy, foi o terceiro melhor da raça Nelore na PGP, com ganho de peso médio de 1.027 gramas durante os 112 dias da prova, peso de 400,6 kg aos 378 dias de vida e Índice (IPGP) de 123,13 pontos.

O outro animal, filho de Jalofo da Bonsucesso, foi o 9o melhor da prova, com ganho médio de 991 gramas/dia, 394 kg de peso vivo e Índice 119,72. Apenas 35 dos 258 tourinhos levados por 76 criadores de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná foram classificados como Elite.

Beatriz Salles Zancaner e Filhos participam todos os anos da Prova de Ganho de Peso do Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, a mais tradicional do Brasil. O objetivo é comparar o padrão de crescimento dos seus machos Nelore com os de demais criadores nas mesmas condições de meio ambiente e alimentação.

Leilão em 23 de novembro

Durante o 2o Leilão Zancaner & Convidados, programado para 23 de novembro, a partir das 10 horas, no Boitel, em Araçatuba (SP), Beatriz Salles Zancaner e Filhos colocarão à venda embriões das mesmas mães dos dois animais Elite na PGP do IZ, além de vender tourinhos filhos dos touros Jalofo da Bonsucesso e Jambu do Guirahy, pais dos dois bezerros participantes da prova do IZ.

No total, o leilão venderá 110 touros melhoradores PO ou com CEIP (Certificado Especial de Identificação de Produção), 60 novilhas e embriões Nelore ZAN e de convidados especiais, como Agropecuária CFM, Agropecuária Jacarezinho, Hélio Coelho & Filhos, Julika Wirth Zarb, Nelson Pineda, Sandra Baungartner e Outros.

Sob o comando do patriarca Arnaldo, a Família Zancaner faz parte da história da pecuária brasileira, sendo pioneira em avaliação genética da raça Nelore. Todo esse trabalho, que em 2002 completa 40 anos, consolidou a formação de um rebanho altamente selecionado e produtivo e marcou o início do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN/USP de Ribeirão Preto) e da seleção de reprodutores Nelore de altíssima qualidade, como Manda-Chuva, Jalão, Polonês, Taron, Diamon, Dairut, Gesso, Jalofo e Musgo da Bonsucesso.

Todos os animais Nelore ofertados no 2o Leilão Zancaner & Convidados possuem avaliação genética e exame andrológico positivo, sendo PO ou com CEIP, certificado fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento a projetos pecuários reconhecidamente melhoradores. São produtos testados em condições de campo e com os atributos da moderna pecuária: ganho de peso, carcaça, musculosidade, precocidade sexual e de acabamento.

Mais informações sobre o 2o Leilão Zancaner & Convidados podem ser obtidas clicando aqui

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Os comentários estão encerrados.