A maior visibilidade da Nova Zelândia no Japão terá desdobramentos positivos para a carne bovina neozelandesa, de acordo com o presidente do Meat & Wool New Zealand, Mike Petersen.
A maior visibilidade da Nova Zelândia no Japão terá desdobramentos positivos para a carne bovina neozelandesa, de acordo com o presidente do Meat & Wool New Zealand, Mike Petersen.
Petersen, que acaba de voltar do Fórum de Parceria entre Japão e Nova Zelândia e outras reuniões industriais, disse que o destaque na Nova Zelândia foi criado com um fórum público de negócios envolvendo o Primeiro Ministro, John Key, além de ministros seniores e líderes da indústria neozelandesa. Essa reunião foi seguida pela competição entre os times de rubgy All Blacks e Wallabies, na Bledisloe Cup, popular entre os japoneses.
“O Fórum de Parceria entre Japão e Nova Zelândia foi novamente muito bem sucedido em construir parcerias mais fortes entre os negócios de ambos os países. O tema segurança alimentar e confiança esteve à frente das discussões e continua dominando a Ásia com previsões de que a população alcance 9,5 bilhões de pessoas até 2050”.
“Houve um amplo reconhecimento de que os produtores rurais da Nova Zelândia estão estão bem posicionados para aproveitar as oportunidades que vão surgir, com a demanda global de alimentos devendo aumentar com o crescimento da população e da renda nessa região”.
O Japão é o segundo maior mercado de exportação de carne bovina da Nova Zelândia em valor e o quarto maior em volume. No ano 2008/09, a Nova Zelândia exportou 28.873 toneladas de carne bovina resfriada e congelada ao Japão, no valor de US$ 190,4 milhões.
O Japão é um mercado principalmente de carne bovina oriunda de animais alimentados com grãos, mas certos grupos, incluindo mulheres de meia idade e mais velhas, estão preocupadas com a saúde de seus maridos e sua própria, e as mães estão querendo fornecer alimentos nutritivos a seus filhos, estando mais receptivos às qualidade e saúde do produto neozelandês, oriundo de animais criados a pasto.
“Okinawa é um nicho de mercado chave dentro do Japão para a carne bovina neozelandesa de animais criados a pasto. Estima-se que a Nova Zelândia tem pelo menos 30% de participação no mercado de carne bovina importada em Okinawa, comparado com a participação total no mercado do Japão de 7%”.
“Existe um forte suporte entre várias redes varejistas e estabelecimentos de foodservice à carne bovina neozelandesa de animais criados a pasto, com o maior usuário do varejo da carne bovina de animais criados a pasto resfriada no Japão sendo uma das duas maiores redes de supermercados em Okinawa. Foi bom ver as promoções conjuntas bem sucedidas em ação, utilizando impostos e financiamento da indústria para aumentar a demanda e o perfil da nossa carne bovina”.
A reportagem é do TheBeefSite.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.