Boa notícia para os pecuaristas interessados em utilizar a genética Caracu da Fazenda Mariópolis (Itapira, SP), o maior projeto de seleção da raça no País. Os mais destacados touros melhoradores da propriedade estão com sêmen à venda, tanto na fazenda como em quatro centrais de inseminação, que reconhecem a qualidade do programa de melhoramento genético realizado pela criadora Maria Lúcia de Abreu Pereira. Lagoa da Serra, Yakult, Sembra e Bela Vista dispõem de sêmen dos touros Caracu de maior destaque nas últimas safras.
O touro jovem Farfalho foi adquirido por um condomínio de criadores exatamente para comercialização de sêmen, no 2o Leilão Anual da Mariópolis, realizado em outubro passado. O touro teve sêmen coletado na central Bela Vista, comercializado diretamente pelos proprietários. Além de Farfalho, outros três reprodutores (Félix, Deslumbrante e Espigão) também foram coletados na Bela Vista e têm sêmen disponível na Mariópolis.
“Nosso programa de melhoramento genético está despertando a atenção de criadores de várias partes do País, que desejam incorporar ganhos de produtividade e fertilidade a seus rebanhos, e também de importantes centrais de inseminação, que ampliam seu leque de opções da genética Caracu de alta qualidade”, ressalta Maria Lúcia.
É o caso, por exemplo, do touro Festin da Mariópolis, classificado como o melhor da raça Caracu no Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), edição 2001. Festim despertou o interesse da Lagoa da Serra e foi contratado pela central.
No 1o Leilão Anual da Mariópolis, em 2001, o touro Comanche (líder absoluto no Sumário Caracu Mariópolis 2002 para DEP de peso à desmama, com 20,9 kg) foi comprado pela fazenda Telles Pires e enviado à central Yakult para coleta. Da mesma forma, o touro Dendê da Mariópolis, adquirido por Antônio Serafim Pires, teve sêmen coletado na central Sembra. Outros exemplos: Os touros Embaixador, Escocês e F408, participantes do Programa Montana (CFM Agropecuária), também estiveram em coleta na Bela Vista.
Vendas continuam – Não são apenas as centrais de inseminação artificial que reconhecem a qualidade do material genético da Fazenda Mariópolis. As vendas de animais na fazenda continuam em ritmo acelerado, mesmo depois do leilão realizado pela propriedade em meados de outubro. “Estamos fechando lotes para os diferentes mercados do País, principalmente para os pecuaristas que fazem cruzamento industrial na região Centro-Oeste. Isso é resultado de um intenso trabalho de avaliação e que acabou resultando, inclusive, em um sumário de touros já disponível. Nossa missão é continuar esse trabalho para oferecer touros ainda mais eficientes”, explica Maria Lúcia.
Informações adicionais podem ser obtidas através do formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa