Nos dias 13 e 14 de Dezembro foi realizado em Pirajuí, interior de São Paulo, o primeiro treinamento dos técnicos que serão os registradores dos bovinos da raça Senepol.
Dentre eles, foram treinados 4 zootecnistas: Djalma de Freitas, Marcelo Shimbo, Rogério Marchiori Coan, Thiago L. Biscegli e 1 médico veterinário Murilo Brandimarte, além da zootecnista, substituta do superintendente técnico da ABCBSenepol Patricia Kobal de S. Rodrigues e o superintendente José Antonio Fernandes Junior.
A reunião Técnica contou com a participação de José Perereira Benza, criador e conhecedor da Raça, além de Manuel Ávila, também conhecedor da Raça.
O evento foi dividido em duas etapas. Uma teórica, onde foi apresentados a história da raça, e o manual técnico com suas respectivas normas de acordo com o regulamento da associação, sobre esquema de formação da raça através do cruzamento absorvente, padrão racial, medições, desclassificações e a marcação dos animais registrados.
A segunda etapa foi a parte prática, realizada na Fazenda Santo Antonio da Grama, pertencente a um dos criadores da Raça e sócio da ABCBSenepol, senhor José Antonio Fernandes Netto, situada em Pirajuí como dito anteriormente.
A parte prática consistiu na avaliação dos animais Puros e Mestiços, conforme consta no regulamento, como categorias: PO, PC, S2 e S1.
Foram formados lotes de 3 a 4 animais e conforme estes iam passando pelos técnicos, todos os avaliavam quanto ao pelo, umbigo, musculosidade, e padrão racial, levando em conta suas desclassificações.
No dia seguinte (14/12), foi realizada a avaliação dos mestiços da mesma maneira, mas só para fêmeas, já que os machos S1 e S2 são descartados.
Após o treinamento dos técnicos na Fazenda, todos se encaminharam para a Central Angus Bela Vista, para avaliar 10 Touros da Raça que se encontram no Brasil, nesta Central para coleta.
Mais informações sobre a raça Senepol através do formulário abaixo.
Fonte: ABCBSenepol