Desde o dia 14 de dezembro, os criadores de gado da raça Nelore em Goiás têm nova entidade: a Associação Goiana do Nelore. A AGN é o resultado da união da Sociedade Goiana do Nelore SGN e da grande maioria dos criadores que estavam na AGCN Associação Goiana dos Criadores de Nelore.
A reunião que consolidou a união desses criadores e a criação da nova entidade ocorreu no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.
Toda a mediação do processo de união da classe foi conduzida pela AGCZ (Associação Goiana dos Criadores de Zebu) e SGPA, com o aval da ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) e da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).
A ACNB (Associação de Criadores de Nelore do Brasil) reconheceu a nova entidade enviando seu representante, Eduardo Pedroso, para participar do 1o LeiloFest, leilão de prenhezes realizado dia 17 de dezembro em Goiânia. Na oportunidade, Eduardo Pedroso destacou a importância da união da classe nelorista em Goiás e apresentou as propostas de trabalho em parceria com a ACNB.
Para comandar os destinos da AGN até as próximas eleições, em fevereiro de 2003, foi eleito como presidente o pecuarista Ricardo Yano, ex-diretor da SGN, tendo como vice-presidente o médico pecuarista Leonardo Martins Normanha, ex-diretor da AGCN. A diretoria provisória da AGN (Associação Goiana do Nelore) terá um mandato “tampão” de 60 dias, período para a convocação de novas eleições para o final do mês de fevereiro de 2003, quando o presidente da ACNB, Carlos Viacava estará empossando a diretoria definitiva da entidade goiana.
Fonte: ContatoCom Comunicação Integrada em Agronegócios e Meio Ambiente (por Luciene Gazeta)