Hong Kong acaba de autorizar livre acesso total ao mercado à carne bovina do Canadá, de acordo com um anúncio feito pelo primeiro-ministro do Canadá na semana passada.
Hong Kong acaba de autorizar livre acesso total ao mercado à carne bovina do Canadá, de acordo com um anúncio feito pelo primeiro-ministro do Canadá na semana passada (www.pm.gc.ca).
Hong Kong fechou seu mercado de carne bovina ao Canadá após a descoberta de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em bovinos canadenses em 2003. Em dezembro de 2004, Hong Kong permitiu ao Canadá acesso às exportações de carne bovina sem osso derivada de animais de menos de 30 meses de idade. Em janeiro de 2009, Hong Kong e Canadá concordaram com uma re-abertura em três fases que deveria ser concluída no final desse ano.
É interessante notar que, desde a EEB, as importações de carne bovina canadense por Hong Kong realmente aumentaram. No ano até agosto de 2009, as importações totais por Hong Kong (83.945 toneladas) foram dominadas pela América do Sul (60%), seguida por Estados Unidos (13%), Canadá (7%), Nova Zelândia (7%), Austrália (4%) e China (4%). A Austrália domina o comércio de carne resfriada (47% das 3.096 toneladas importadas).
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.