A apresentação do Projeto Carne Angus reunirá, nos próximos dias 17 e 18, os criadores que utilizam a genética da raça no Rio Grande do Sul. A primeira edição da Rodada Técnica Angus, promovida pela Associação Brasileira de Angus (ABA), terá início pela manhã em Pelotas. Às 18h, o encontro será com pecuaristas de Bagé. Na terça-feira, a partir das 10h, a rodada segue para Livramento, deslocando-se, às 18h, para Alegrete.
O Projeto Carne Angus é uma parceria entre a ABA e o Frigorífico Mercosul e tem por objetivo aumentar o abate de animais com genética Angus e promover uma entrega constante ao longo do ano. O Mercosul abate hoje cerca de 600 animais por mês dentro dessas características.
De acordo com o presidente da ABA, Reynaldo Titoff Salvador, o objetivo é dobrar esse número até o final do semestre e chegar a 2,4 mil abates até o final de 2003. O maior mercado da carne atualmente é o exterior, além de Rio de Janeiro e de São Paulo.
Os animais que participam do programa devem ter entre 18 e 24 meses, peso aproximado de 220 quilos de carcaça e de três a dez milímetros de espessura de camada de gordura. “São animais a pasto, jovens, bem terminados e rastreados”. A expectativa de Salvador é conseguir identificar as linhagens que produzem animais com esse perfil. O diretor do Carne Angus, Fernando Osório, salienta que o programa deve resultar não só no aumento da venda de carne Angus, mas também no aumento da procura por reprodutores da raça.
Na noite de segunda-feira está programado um encontro entre a direção do Frigorífico Mercosul e importadores da Alemanha. O Programa de Rastreabilidade Angus, a Feira de Terneiros da raça e Cruzas Angus e 2o Festcarne também estarão entre os temas em debate na Rodada Técnica Angus. A segunda etapa deverá ser realizada até a primeira quinzena de abril, em Porto Alegre e nos municípios de Santa Maria e Uruguaiana.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint