Mercado Físico da Vaca – 17/02/10
17 de fevereiro de 2010
Mercados Futuros – 18/02/10
19 de fevereiro de 2010

MT: técnicos da UE vão auditar fazendas e frigoríficos

Uma missão composta de técnicos da União Européia (UE) chega a Mato Grosso no próximo dia dois de março para auditar fazendas e plantas frigoríficas habilitadas a exportar carne in natura para o mercado europeu. O objetivo é verificar se as exigências do sistema de rastreabilidade bovina vêm sendo cumpridas pelas indústrias e propriedades credenciadas, com vistas a manter a relação comercial com Mato Grosso. Seis técnicos integram a missão.

Uma missão composta de técnicos da União Europeia (UE) chega a Mato Grosso no próximo dia dois de março para auditar fazendas e plantas frigoríficas habilitadas a exportar carne in natura para o mercado europeu. O objetivo é verificar se as exigências do sistema de rastreabilidade bovina vêm sendo cumpridas pelas indústrias e propriedades credenciadas, com vistas a manter a relação comercial com Mato Grosso. Seis técnicos integram a missão.

De acordo com Patrícia Cristina Borges Dias, da área do Sisbov (Sistema de Rastreabilidade Bovina) da Superintendência Regional do Mapa e coordenadora do programa em Mato Grosso, a visita ao Estado deverá durar uma semana. Além de Mato Grosso, outros Estados – como Mato Grosso do Sul e Goiás – também deverão ser incluídos na agenda dos europeus, que permanecerão no Brasil até o próximo dia 15 de março. Atualmente, 338 propriedades estão aptas a exportar para a UE. Os técnicos vão checar a situação das propriedades enquadradas no Sisbov, o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina – condição número um para quem quer exportar carne in natura para o bloco europeu – e verificar a situação sanitária com vistas a confirmar a origem da carne e a manutenção das relações comerciais com a Europa.

Fonte ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que por uma “questão estratégica” o órgão não pode adiantar os nomes das propriedades a serem visitadas. “A missão será composta por duas equipes, cada uma devendo visitar pelo menos dois Estados. Mas não podemos informar agora quais os municípios [a serem visitados], muito menos os nomes das propriedades e as plantas frigoríficas”.

A matéria é de Marcondes Maciel, publicada no Diário de Cuiabá, adaptada e resumida pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.