A Agropecuária Jacarezinho (Valparaíso, SP), empresa rural do Grupo Grendene, revolucionou o mercado consumidor de carne bovina com o Painel Sensorial Jacarezinho, realizado pela SGS do Brasil, empresa de origem suíça considerada a maior certificadora do mundo (A SGS atua há 125 anos no mundo e 65 anos no Brasil).
O Painel Sensorial é um teste direto com o consumidor, em que são selecionadas pessoas aleatoriamente destinadas a opinar e dar seu parecer sobre determinado produto, sem que se conheça a origem e a marca. Foi o que ocorreu com a carne da Jacarezinho. “Nosso objetivo com o Painel Sensorial foi mostrar ao consumidor que ele tem o direito de consumir carne de qualidade, saber a origem (da criação, passando pelo abate até a embalagem), tudo por um preço bem acessível e o mais importante, sem correr o risco de contágio de doenças”, explica Ian David Hill, diretor geral da Agropecuária Jacarezinho.
Os resultados do Painel foram apresentados na AGRISHOW’2003 por meio de telão e documentação emitida previamente pela certificadora SGS. Para que o público presente pudesse compartilhar desse momento não somente na teoria, a Jacarezinho ofereceu a eles no seu estande a degustação de carne rastreada e certificada, utilizada no Painel Sensorial, para que os visitantes pudessem apreciar as mesmas sensações que os consumidores do teste sensorial sentiram, ou seja, maciez, suculência e sabor.
Na degustação, compareceram pessoas importantes do setor agropecuário como Marcos Molina do frigorífico Marfrig, que por sinal foi o responsável pelo processamento da carne da Jacarezinho, Ademar do Carmo (Restaurante Barbacoa e Rede Graal), Paulo S. Alves (restaurante América), Roberto Barcelos (Agropecuária Fischer), Victor Abou Nehmi Filho (FNP), Alexandre Vilela (Premix), Wilson Brochmann (Agropecuária Maragogipe), entre outros.
“Os consumidores ainda não estão habituados em saber a origem da carne que consomem, pois não têm acesso a essa informação. Contudo, os testes demonstraram que há interesse por parte dos consumidores em saber a origem, principalmente devido a questões como: qualidade do produto, higiene, saúde e segurança do alimento. O teste sensorial mostrou que para os consumidores, conhecer a procedência da carne, lhes garante uma boa qualidade, porém destacamos que os consumidores que não se importam com a procedência, deve-se ao fato da falta de conhecimento ou acham que essa informação não é divulgada nos pontos de venda”, finaliza Ian David Hill, da Agropecuária Jacarezinho.
Fonte: Assessoria de imprensa Jacarezinho