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EUA: apesar da crise USMEF segue realizando ações no Japão e comemora aumento das vendas

O Japão reforçou sua posição como um importante parceiro comercial para a indústria de carne bovina dos Estados Unidos em 2009, claramente melhorando seu desempenho no mercado e mantendo ou aumentando das importações mesmo com os gastos totais no varejo e no setor de foodservice no Japão caindo por causa da crise econômica. A USMEF enfatizou a versatilidade da carne bovina norte-americana nos restaurantes que querem atrair consumidores preocupados com o preço e participou de vários eventos no país asiático durante 2009.

O Japão reforçou sua posição como um importante parceiro comercial para a indústria de carne bovina dos Estados Unidos em 2009, claramente melhorando seu desempenho no mercado e mantendo ou aumentando das importações mesmo com os gastos totais no varejo e no setor de foodservice no Japão caindo por causa da crise econômica.

As vendas nos supermercados do Japão caíram em 4,3%, atingindo seu valor mais baixo dos últimos 21 anos, de 12,83 trilhões de ienes (US$ 144,19 bilhões). Ao mesmo tempo, as vendas no setor de foodservice caíram em 1,5% – o primeiro declínio em seis anos. Nesse ambiente, as vendas de carne bovina no Japão terminaram o ano 23% maiores do que o ano anterior em volume e em valor, enquanto o mercado global para todos os exportadores de carne bovina caiu em 16%.

“Devido a sua forte moeda e estabilidade financeira, existe uma tendência a se pensar no Japão como um oásis na recessão global econômica”, disse o presidente e diretor executivo da Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation – USMEF), Philip Seng. “Porém, sem dúvida, os setores de varejo e foodservice do Japão têm enfrentado sérios desafios nos últimos meses. Uma das chaves da maior participação de mercado para a carne bovina e suína dos Estados Unidos nesse ambiente econômico tem sido superar esses desafios com produtos que forneçam grande versatilidade e valor agregado”.

A USMEF enfatizou a versatilidade da carne bovina norte-americana nos restaurantes que querem atrair consumidores preocupados com o preço. O Yakiniku (churrasco coreano) é um dos maiores setores da indústria de foodservice do Japão, com aproximadamente 20.000 estabelecimentos no país. Para aumentar a penetração da carne bovina nesses populares restaurantes, a USMEF está promovendo cortes alternativos de carne bovina, como língua, peito, chuck rib, entre outros. Com o suporte do programa BeefCheckoff, esses cortes foram recentemente apresentados pela USMEF na Feira de Negócios de Yakiniku em Tóquio, onde importantes compradores dessas redes de restaurantes estiveram entre 13.000 participantes da feira. A USMEF demonstrou várias idéias novas para o cardápio no evento.

A forte presença no setor de carne processada também é crítica para o sucesso da carne bovina e suína dos Estados Unidos no Japão, que é o motivo pelo qual a USMEF mantém relações próximas com os principais processadores e distribuidores do país. A Nippon Ham, maior distribuidora e processadora de carnes do Japão, apresentou a carne bovina e suína dos Estados Unidos em sua vitrine com destaque em Tóquio e em seus eventos regionais similares. No final de janeiro, uma ampla gama de itens dos Estados Unidos também foi promovida pela Ito Ham, a segunda maior distribuidora de carnes do Japão, durante sua exibição de produtos. Com suporte dos programas Beef Checkoff e Pork Checkoff, a USMEF forneceu materiais para pontos de venda sobre carne bovina e suína para cada um desses eventos.

Desde a reentrada no mercado após a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a participação da carne bovina dos Estados Unidos no mercado do Japão aumentou, ficando com 20% do mercado em 2009, comparado com apenas 10% dois anos antes.

Os dados são do site da USMEF (www.usmef.org), traduzidos e adaptados pela Equipe BeefPoint.

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