Auditoria de rotina realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos estabelecimentos habilitados à exportar para a União Europeia detectou irregularidades em partidas de carnes exportadas por um frigorífico. Com isso, o Mapa adotou todas as medidas legais cabíveis em relação ao assunto, entre elas suspenção imediata da produção e certificação para exportação do estabelecimento envolvido, que foi autuado e deverá ser multado.
Auditoria de rotina realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos estabelecimentos habilitados à exportar para a União Europeia detectou irregularidades em partidas de carnes exportadas por um frigorífico. Com isso, o Mapa adotou todas as medidas legais cabíveis em relação ao assunto, entre elas:
1. Suspendeu imediatamente a produção e certificação para exportação do estabelecimento envolvido, que foi autuado e deverá ser multado, no fim das apurações;
2. A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa comunicou, imediatamente, o ocorrido às autoridades sanitárias da União Europeia (DG Sanco) e solicitou que fossem apreendidas as carnes exportadas pela empresa, que encontra-se sob investigação;
3. As autoridades sanitárias da União Europeia localizaram e apreenderam parte dos produtos exportados de forma irregular;
4. A SDA enviou uma equipe de técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) para efetuar perícia nas carnes apreendidas pelo serviço veterinário do governo italiano;
5. Integrantes da missão da União Europeia, que chegaram ao Brasil nessa segunda-feira (1º) para auditorias de rotina, reuniram-se com a direção do Dipoa para tratar do assunto. Foram apresentados os resultados parciais dos trabalhos e relatadas todas as ações já adotadas pelo Ministério da Agricultura, destacando-se que as investigações ainda não foram finalizadas.
Uma fonte da indústria, que pediu para não se identificar, informou ao BeefPoint que o frigorífico em questão é o Arantes. O BeefPoint também conversou com Otávio Cançado, diretor-executivo da Abiec, que afirmou ser um problema isolado e elogiou a atuação do ministério na condução do caso. Segundo ele, o Mapa realizou uma auditoria “pente fino” em diversas empresas exportadoras e nada encontrou, além desse caso isolado. Além disso, o Mapa foi pró-ativo em comunicar as autoridades sanitárias da UE, que chegam na semana que vem para uma auditoria de rotina.
Este assunto gerou uma extensa discussão entre os usuário do BeefPoint, clique aqui para ler a matéria completa, publicada na sexta-feira passada, os comentários e opiniões da nossa comunidade.
As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Esperamos que não seja apenas aplicada multa a esta empresa.
Que seja retirada a licença de exportação, e lembrando que este grupo ja é conhecido por suas fraldes, o que nos garante que ela não faz isso com outros mercados importadores.
Vamos esperar para ver o que ira acontecer, será que o Ministerio ira apenas aplicar uma multa, o que sera pago com o dinheiro da carne fraudada.
A planta em questão esta sendo auditada nesta data, esperamos que seja tomada uma decisão que possa servir de exemplo a todos.
As autoridades precisam entender que a não revelação do infrator beneficia somente a ele, porque todos passam a serem vistos com desconfiança, o que é injustiça para com os honestos.
Goiânia GO, 03/03/2010
1-Ha poucos anos,o Arantes quebrou no sul de Goias.Prejuizo para pecuaristas.
2-Em pouquissimos anos ja estava novamente em ação,com diversas plantas,sabe-se la como.Quebrou novamente(recuperação judicial). Novos prejuizos para pecuaristas.
3-Agora esta noticia de ” irregularidades “,serissima quando a duras penas o Brasil procura voltar a ser confiavel e exportar para a União Europeia.
4-Parece que o Arantes não dara sossego nunca.
Só resta evitar vender para esse grupo,seja com qual nome esteja operando.
5-Pena que parece não ser possivel as entidades de classe manterem um cadastro de firmas dese tipo,para todos consultarem antes de vender.
É preciso que o Mapa fique de olho, pois deve ter cachorro grande nessas certificações. Por que pegaram um pequeno dessa vez.