Eu trabalho com exportação de carne bovina há mais de 20 anos e neste ano tenho visto justamente o contrário do que diz a ABIEC. São poucos mercados que aceitam ou conseguem pagar os preços do Brasil.
O leitor do BeefPoint Carlos Roberto de Oliveira Jr, de São Paulo/SP, enviou um comentário ao artigo “Otávio Cançado: embarques devem crescer em 2010“. Abaixo leia a carta na íntegra.
“Eu trabalho com exportação de carne bovina há mais de 20 anos e neste ano tenho visto justamente o contrário do que diz a ABIEC. São poucos mercados que aceitam ou conseguem pagar os preços do Brasil.
Clientes regulares da Europa não param de dizer que não dá mais para comprar do Brasil e que passaram a usar a produção local, ajudados pela baixa demanda.
A oferta de bois está bem restrita e os abates estão bem abaixo do normal. Estamos em plena safra e as ofertas de carne são escassas.
Rússia, Irã e Chile são mercados de altos e baixos, que podem comprar muito em uma época e fechar para a carne brasileira em seguida.
Até espero que as previsões sejam corretas, mas o que se ve desde o início do ano até agora é justamente o contrário.”
0 Comments
Me desculpe o amigo acima citado,mas tanto a produção aumentou,como o consumo interno,coisa rara no nosso Brasil. Aí acontece que nossa exportação também aumentou. Aliás, eles nem mesmo têm produção para este consumo que foi falado,nem mesmo nossa qualidade. Nossa Presidente da CNA têm toda razão em dizer que está na hora de valorizarmos nossa produção!!!